Projeto Guri retoma temporada das aulas-espetáculo

Após o sucesso da primeira temporada, o Guri retoma o circuito de aulas-show a partir de 12 de setembro

qui, 04/09/2008 - 9h50 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de promover a formação complementar à sala de aula, o Projeto Guri inicia no próximo dia 12 de setembro uma nova temporada das Aulas-Espetáculo. O primeiro circuito, realizado entre os meses de maio e junho de 2008, visitou 11 cidades do interior e litoral de São Paulo, reunindo centenas de guris a cada apresentação.

A proposta da segunda edição é repetir o sucesso, ampliando a diversidade de gêneros musicais apresentados a cada show. “Para a nova temporada, convidamos grupos que se destacam por trabalharem um repertório ligado à diversidade da cultura brasileira. Teremos grupos de chorinho, samba, jazz, flamenco, ritmos cubanos, bossa nova misturada com música clássica e canções folclóricas brasileiras, como samba-de-roda, jongo, bumba-boi, congado e carimbó”, conta Cristiane Santos, coordenadora de logística do Projeto Guri e responsável pela programação.

Durante as apresentações, os alunos serão incentivados a interagir com os artistas, o que conferirá um caráter inovador aos espetáculos. Os grupos convidados mesclarão à tradicional apresentação elementos didáticos, como conceitos sobre teoria e técnica musical, o que ampliará, de forma significativa, o universo de referências dos alunos, inserindo-os num novo contexto musical.

Apesar da finalidade pedagógica, as Aulas-Espetáculo não são restritas a alunos do Projeto Guri e os moradores das cidades são convidados a participarem das apresentações. No caso dos eventos com duas apresentações, a segunda é aberta ao público. Nas cidades que receberem apenas uma apresentação, como Santos ou Jaú, as aulas serão abertas a guris e público geral. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados no local da apresentação.

Grupos convidados: A Barca, Banda Mantiqueira, Barbatuques, Coração Quiáltera, Coral de Câmara da Boca pra Fora, Grupo Anima, Grupo Tira Poeira, Quarteto Brasileiro de Violões, Quebrando o Galho, Trio Carapiá e Trio Interarte.

Confira a programação:

Presidente Prudente
Dias: 12 e 13* de setembro
Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira
Endereço: Avenida Washington Luiz, 544
Convidado: Trio Carapiá
Horário: 16h

São José dos Campos
Dias: 19 de setembro
Local: Cine Santana
Endereço: Rua Rui Barbosa, 2005
Convidado: Quarteto Brasileiro de Violões
Horários: 11h e 16h*

Araçatuba
Dias: 26 e 27* de setembro
Local: Teatro da UNIP
Endereço: Avenida Baguaçu, 1939
Convidado: Banda Mantiqueira
Horário: 16h

Jundiaí
Dias: 2 e 3* de outubro
Local: Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 160
Convidado: A Barca
Horário: 16h

Tatuí
Dias: 3 e 4* de outubro
Local: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua São Bento, 415
Convidado: Coração Quiáltera
Horário: 16h

Jaú
Dias: 10* de outubro
Local: Teatro Municipal Elza Munerato
Endereço: Avenida João Ferraz Neto, s/nº
Convidado: Coral de Câmara da Boca pra Fora
Horário: 16h

Ribeirão Preto
Dias: 17 de outubro
Local: Teatro Municipal
Endereço: Praça Alto de São Bento, s/nº
Convidado: Quebrando o Galho
Horários: 11h e 16h*

Araraquara
Dias: 31 de outubro e 1º* de novembro
Local: Teatro Municipal
Endereço: Avenida Bento de Abreu, s/nº
Convidado: Grupo Anima
Horário: 16h

São José do Rio Preto
Dias: 14 e 15* de novembro
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381
Convidado: Grupo Tira Poeira
Horário: 16h

Santos
Dias: 14* de novembro
Local: Teatro Coliseu
Endereço: Rua Amador Bueno, 237
Convidado: Barbatuques
Horário: 16h

Garça
Dias: 27 de novembro
Local: Teatro Municipal de Garça
Endereço: Rua 27 de Setembro, 10
Convidado: Trio Interarte
Horários: 11h e 16h*

*Apresentações abertas ao público

Sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri é uma Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri avançou por etapas fundamentais até chegar ao alcance hoje reconhecido. A primeira, em 1997, foi a criação da Sociedade Amigos do Projeto Guri, hoje, Associação Amigos do Projeto Guri. Em 2004, a Associação foi qualificada como Organização Social de Cultura, e passou a gerenciar o projeto. A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, o Guri atende cerca de 40 mil crianças e jovens, está presente em 371 pólos e configura-se como um dos mais bem sucedidos projetos da área sociocultural. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Do Projeto Guri