Projeto Guri realiza Grande Concerto de Natal

Apresentação será realizada em conjunto com Orquestra Filarmônica de São Carlos

dom, 04/12/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, ação do Governo e da Secretaria da Cultura, realiza no domingo, 4, em conjunto com a Orquestra Filarmônica de São Carlos, apresentação no Grande Concerto de Natal, uma parceria entre a AAPG (Associação Amigos do Projeto Guri) e a AOFSC (Associação Orquestra Filarmônica de São Carlos).

No evento, 140 alunos de canto-coral dos polos de São Carlos, Pirassununga e Santa Gertrudes irão apresentar repertório variado com canções natalinas. O projeto tem a direção artística e a regência da maestrina Flávia Bombonato. O espetáculo, que acontece às 20h e será aberto ao público, será no São Carlos Clube, na Rua Ruth Bloen Souto, 161, centro, São Carlos.

Música: instrumento de transformação

O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado administrada por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela AAPG, enquanto a gestão das unidades da capital, com 13,5 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do projeto atende a uma resolução da secretaria que regulamenta parcerias entre o Governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995, continuamente, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. A AAP compartilha com a Secretaria da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado, a AAPG tem o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo telefone (11) 3862-3323.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Cultura