Projeto Guri promove apresentação durante evento em Taubaté

Município do Vale do Paraíba sediará festival e performance de 30 músicos da iniciativa no próximo sábado (14), às 14h

qui, 12/07/2018 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Festival de Música e Literatura de Taubaté 2018 terá uma participação inédita. Os jovens do Grupo de Referência de Piracicaba – Coro do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado, participará das atividades, por meio de 30 músicos.

A evento será realizado no próximo sábado (14), às 14h, na apresentação de uma mistura de músicas em homenagem à cidade de Piracicaba, com trechos de canções como “Alvoradinha”, “Areia”, “Moreninha”, “Engenho de Flores” e “A Lua”. O coral também terá as presenças da Maestrina Vanessa Rodrigues e do pianista Vinícius Polezer.

Vale destacar que o Festival de Música e Literatura de Taubaté, no Vale do Paraíba, receberá, ainda, cerca de 1.500 artistas para compartilhar o saber e o fazer artístico, com oportunidade de enriquecimento cultural e entretenimento para o público em geral.

Formação

A apresentação do Grupo de Referência de Piracicaba – Coro ocorrerá no Teatro Metrópole e será gratuita. A iniciativa é composta por vozes juvenis masculinas e femininas. Os integrantes se aprimoram na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas cênicas, com uso da linguagem corporal, como a dança, entre outras expressões artísticas.

Entre os trabalhos, o destaque é para a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016, além do Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017, a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017, e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017.

Atendimento

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado, o Projeto Guri oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).

Ao todo, cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o território paulista. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da secretaria que regulamenta parcerias entre o Governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde o início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.