Projeto Guri leva música para o CEU Cidade Dutra

Espetáculo é gratuito e marca estreia da Banda Sinfônica e Coral Infantil do Guri Santa Marcelina

sex, 11/12/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os moradores que moram próximo ao CEU Cidade Dutra poderão assistir neste domingo, 13, a partir das 11 horas, um espetáculo musical gratuito que marca a estréia nos palcos da Banda Sinfônica e do Coral Infantil do Projeto Guri Santa Marcelina.  

O projeto Guri é um programa de formação musical e inclusão social da Secretaria da Cultura, que é coordenado em parceria com a Organização Social Santa Marcelina Cultura.

A Banda Sinfônica e o Coral Infanto-Juvenil são formados por 100 integrantes, com idades de 10 a 18 anos, de quatro polos do Programa Guri Santa Marcelina, dois da zona sul da cidade – CEUs Navegantes e Cidade Dutra – e dois da zona leste – CEUS Parque Veredas e Vila Curuçá. O encontro desses adolescentes e jovens, de diferentes regiões da cidade, acontecem aos sábados, há mais de dois meses, na sede da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (Tom Jobim – EMESP).

O repertório que marca a estréia dos garotos mistura obras eruditas e populares e dá destaque a peças natalinas. Regido pela gestora do Guri Santa Marcelina, Giuliana Frozoni, o coral interpretará sete peças de compositores brasileiros, como Djavan e Milton Nascimento, e uma obra do compositor italiano renascentista Giovanni Pierluigi da Palestrina.

Após a apresentação do Coral, os jovens da Banda Sinfônica entrarão em cena sob a regência do coordenador pedagógico do Guri Santa Marcelina de Ricardo Appezzato. Serão executadas quatro obras com destaque para composições originais para banda sinfônica de renomados compositores, entre eles Gilberto Gagliardi e David Holsinger, entre outros. Para o encerramento do concerto, banda e coral subirão ao palco juntos para apresentar um medley especial natalino.

Ensino musical 

O Guri Santa Marcelina é um programa de ensino musical e inclusão sociocultural destinado a estudantes de 6 a 18 anos. As atividades começaram em 2008, sob a gestão da Santa Marcelina Cultura – Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria da Cultura de São Paulo e ligada à Associação Santa Marcelina, entidade reconhecida pela sua tradição em educação e serviço social.

O objetivo principal do programa é proporcionar educação musical de qualidade aliada a uma efetiva intervenção social para que transformações culturais e sociais estejam ao alcance de crianças e adolescentes da Grande São Paulo. As ações do Guri Santa Marcelina são realizadas em polos de ensino implantados por meio de parceria com organizações governamentais e não-governamentais, sendo a maioria deles localizados na periferia da cidade, em territórios de vulnerabilidade social e escassos recursos socioculturais.

Atualmente são atendidas por volta de sete mil crianças e adolescentes, no contra turno escolar.

Serviço
Dia: domingo, 13
Horário: 11 horas
Local: CEU Cidade Dutra
Endereço: Avenida Interlagos, 7350, Cidade Dutra
Telefone: (11) 5668-1919
Capacidade: 450 lugares
Apresentação gratuita

Da Secretaria da Cultura