Projeto Guri lança programa de empréstimo de instrumentos e acessórios

Objetivo é criar hábitos regulares de estudo e maior desenvolvimento técnico-musical

qua, 15/06/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, acaba de lançar a ação que visa emprestar instrumentos e acessórios aos alunos das turmas mais avançadas, com o objetivo de criar hábitos regulares de estudo e maior desenvolvimento técnico-musical.

Em fase inicial, o programa foi aplicado nos 12 polos regionais do Projeto Guri, nos quais, a partir de agora, e durante todo o próximo semestre, os alunos terão à sua disposição mais de 2.700 instrumentos, entre violões, clarinetes, violinos, violoncelos, saxofones e muitos outros.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o Projeto Guri, um dos maiores programas socioculturais do país, ultrapassa os limites das salas de aulas sempre em busca de um aprendizado de qualidade. “O Guri inova com mais esta ação, oferecendo agora o empréstimo de instrumentos para os alunos estudarem e aperfeiçoarem a prática musical em suas casas”.

Alessandra Costa, diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, executora do Projeto Guri, explica que o empréstimo de instrumentos e de seus respectivos acessórios resultará num melhor aproveitamento dos alunos. “A aprendizagem de um instrumento requer dedicação, treino e disciplina. Para o aluno progredir, é necessário que ele pratique sua técnica diariamente e de forma continuada”. Segundo ela, em sala de aula é possível observar a diferença entre guris que têm seu próprio instrumento em casa, a seu dispor, e os que não o tem, já que o tempo de estudo em casa permite relembrar, aperfeiçoar e aprofundar o conteúdo trabalhado na aula.

Os empréstimos serão concedidos por um período semestral com possibilidade de renovação por outros semestres, incluindo períodos de férias. Após receberem os instrumentos, os guris serão orientados por seus educadores na organização de um horário de prática diária. Além disto, os educadores realizarão o monitoramento e o acompanhamento das atividades por meio do apoio dos familiares dos alunos, que serão motivados a tal tarefa durante as “reuniões de pais”.

Os empréstimos de instrumentos já estão em funcionamento, desde a última semana de maio, nos polos regionais de Araçatuba, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, São Carlos e Sorocaba.

Sobre o Projeto Guri

Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e nos guris sua obra prima.

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os 366 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Sua missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador e realizador – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site do Projeto Guri ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.

Da Secretaria da Cultura