Projeto Guri lança programa de bolsas de estudos para ex-alunos

Proposta é incentivar jovens talentos a continuar seus estudos musicais

seg, 05/04/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um grande espetáculo com renda destinada integralmente à causa marcará o início oficial do Programa de Bolsas de Estudos da Associação Amigos do Projeto Guri nesta quarta-feira, 7, na Sala São Paulo, na capital.  Com a presença do jazzista cubano Gonzalo Rubalcaba, da Banda Mantiqueira e de alunos do Projeto Guri, o programa tem a proposta de destacar jovens músicos alunos do projeto, incentivando-os a dar continuidade aos estudos musicais em outras instituições.

O objetivo do programa é apoiar adolescentes e jovens que tenham participado do Projeto Guri, durante período igual ou superior a 18 meses, e que estão em busca do aperfeiçoamento na área musical. As bolsas concedidas são para cursos e atividades dentro e/ou fora do País, a serem cursados em instituições formais e não-formais, tais como aulas particulares, participações em festivais, vivências em grupos musicais e outros, e devem ter a duração máxima de doze meses. Foi inspirado, entre outras coisas, na trajetória das ex-alunas Anna Janaina Murakawa, que seguiu para estudar violino na Bulgária, e Milena Salvatti, que se prepara para cursar o mestrado em violoncelo na Suíça – ambas contando com o apoio da AAPG para prosseguir seus estudos.

As bolsas de estudos serão concedidas de acordo com um processo seletivo que avaliará, em sua primeira fase, os programas de estudos apresentados pelos candidatos e DVDs contendo vídeos de suas performances. Os “ex-guris” interessados devem apresentá-los com informações complementares sobre a instituição onde desejam estudar, período de duração do curso, justificativa da solicitação da bolsa de estudos. Em uma segunda etapa, serão realizadas entrevistas presenciais com os candidatos. Além do ponto de vista técnico, também farão parte dos critérios de avaliação questões sociais e econômicas e exequibilidade do Programa de Estudos – traçando, dessa forma, um perfil integral do candidato e de seu projeto.

O primeiro processo seletivo, bem como o prazo para a entrega de documentos, vai de 26 de abril a 14 de maio de 2010. Os candidatos poderão se inscrever por meio do site www.projetoguri.org.br, onde encontrarão o regulamento e o formulário de inscrição contendo todas as informações para construir o Programa de Estudos. O número de bolsas será sempre proporcional às doações obtidas junto a pessoas físicas e aos apoios vindos da iniciativa privada, além de outras ações de captação de recursos promovidas pela área de Mobilização de Recursos da organização.

Do Projeto Guri