Projeto Guri inaugura novos polos em 9 cidades do interior de SP

Há 1.170 vagas para cursos grátis de instrumento de corda, sopro, percussão e iniciação musical

ter, 04/05/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A segunda fase de inaugurações de mais polos de ensino musical no interior começa esta semana. De próxima quarta, 5, até 12 de maio, recebem o Projeto Guri as cidades de Luiziânia, Guairá e Herculândia. No dia 6, é a vez de Oriente, Santo Anastácio e Ibirá, seguidas de Botucatu e Aparecida, no dia 7, e Águas de Lindoia, dia 12. A primeira fase de inaugurações, em março último, possibilitará que crianças e jovens de outras nove cidades tenham acesso ao ensino coletivo de música gratuito. Ao todo, serão 18 inaugurações promovidas pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG).

Para participar do projeto da Secretaria da Cultura não há necessidade de seleção. Podem se inscrever crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, desde que regularmente matriculados na escola. Os interessados devem se dirigir ao polo de sua cidade, acompanhados dos pais ou responsáveis, com duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou RG, comprovante de endereço, declaração escolar e carteira de vacinação. As vagas são para início imediato.

Com as inaugurações, 1.170 novas vagas estão abertas nessas cidades para cursos de instrumento de corda, sopro, percussão e iniciação musical. As cerimônias de lançamento dos polos serão abertas ao público e contam com a presença de autoridades locais e representantes da AAPG, além da apresentação musical de alunos de outros polos. Essa é mais uma das ações em comemoração aos 15 anos do Projeto Guri, festejados este ano.

Segundo Alessandra Costa, diretora executiva da AAPG, a prioridade é ampliar ainda mais o atendimento e reforçar a missão de levar aos jovens a oportunidade de conhecer o mundo da música e promover a união em torno de valores comuns, como a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios. “O reconhecimento desses valores permite a ampliação de perspectivas de vida dos nossos alunos e cria condições para aprimorar suas potencialidades”.

Novos polos

Por conta dos inúmeros pedidos de prefeituras e organizações da sociedade civil para a instalação de polos do Projeto Guri em suas cidades, a AAPG lançou em dezembro último edital para a inscrição e seleção de novos municípios. Das inscrições recebidas, 30 propostas foram pré-aceitas de acordo com os requisitos mínimos exigidos pelo edital.

Numa segunda etapa, foram analisados as cidades e os espaços para a implementação do polo. No final do processo, que durou cerca de três meses, 18 municípios foram contempladas. Assim, a AAPG passou a contar com 379 polos distribuídos no Estado que beneficiam, hoje, mais de 40 mil alunos em 301 municípios. Além do governo do Estado, principal mantenedor do Guri, há o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Da Agência Imprensa Oficial