Projeto Guri faz mostra regional dos pólos instalados nas unidades da Fundação Casa

Mais de 1,8 mil internos participam do Projeto Guri

ter, 11/09/2007 - 10h16 | Do Portal do Governo

A Associação Amigos do Projeto Guri promove nos dias 12, 19, 28 e 29 de setembro a Mostra Regional Projeto Guri Fundação Casa 2007, na capital e nas cidades de Marília e Ribeirão Preto. Participam dos encontros jovens das unidades de internação e internatos onde são desenvolvidas as atividades do Projeto Guri.

Segundo Beth Parro, diretora-executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, a Mostra Regional promove o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre os envolvidos, reforçando a inclusão sociocultural por meio do ensino da música, principal característica do Projeto Guri.

Para a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, a mostra e o Guri são oportunidades de usar a música como elemento de reintegração social e educação de valores. “É uma iniciativa das mais especiais desenvolvidas aqui na Fundação.”

Nos quatro dias da Mostra Regional Projeto Guri Fundação Casa 2007, os jovens que participam dos pólos instalados na Fundação Casa apresentarão um vasto repertório musical, passando por canções nacionais e internacionais, com a regência dos profissionais que atuam no Projeto Guri.

O primeiro encontro será na próxima quarta-feira, 12 de setembro, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, e envolve as seguintes unidades: UI Araraquara, UI Jequitibá (Campinas), UI Ribeirão Preto, UI Rio Pardo (Ribeirão Preto), UI Grandes Lagos (São José do Rio Preto) e UI Sertãozinho. No dia 19 de setembro, no Teatro Municipal de Marília sobem ao palco UI Araçá, Casa Araçatuba, UI Bauru, UI Rio Novo e UI Três Rios (da cidade de Iaras), UI Rio Dourado e UI Vitória Régia (de Lins), UI Marília, UI 1 e UI 2 de Sorocaba.

Mais duas apresentações na capital paulista encerram a mostra. No dia 28 de setembro, o Teatro São Pedro recebe: UI 36 Complexo Brás, UI 25 e UI 29 (de Franco da Rocha), Internato Encosta Norte, Internato Itaquaquecetuba, UFIP Mooca, Internato Pirituba, UI Itaquera e UI Tamoios (de São José dos Campos).

Já no dia 29 de setembro, finalizam o encontro: UI 34 e UI 35 Brás, UI 21 Franco da Rocha, Internato Fazenda do Carmo, Internato Vila Conceição, Internato Parada de Taipas, UI 22 do Complexo Raposo Tavares e UI Guarujá. As apresentações não são abertas ao público.

Projeto Guri na Casa

A parceria entre o Projeto Guri e a Fundação Casa começou em 1996, quando foi implantado o primeiro pólo no Complexo do Tatuapé. Em pouco mais de 15 dias, o Projeto Guri se tornou para os alunos um instrumento de transformação, uma experiência que atingiu seu objetivo de trabalhar a auto-estima desses jovens que cumprem medidas socioeducativo.

A primeira orquestra e o coral contavam com 250 jovens. A orquestra dessas unidades da Fundação Casa teve a oportunidade de se apresentar em um dos mais importantes festivais de música do Brasil: o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Em 2004 foi realizado o I Guri Febem in Concert, no Memorial da América Latina, onde os jovens de várias unidades se apresentaram com a participação especial do cantor e compositor Toquinho.

Recentemente, também no Memorial, foi feita a segunda edição do Guri Febem em Concerto, com a participação especial do cantor Jair Rodrigues e do instrumentista Osvaldinho da Cuíca.

O Projeto Guri possui atualmente 47 pólos nas unidades da Fundação Casa, no Estado de São Paulo, atendendo aproximadamente 1,8 mil jovens.

 Da Secretaria da Justiça

(S.M.)