Projeto Guri faz intercâmbios musicais entre várias unidades

Os encontros ocorrem às 11 horas, com um almoço comunitário

qua, 11/06/2008 - 8h26 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri promove até o dia 2 de agosto o Intercâmbio Cultural de Pólos, que tem o objetivo de estimular a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos de várias unidades. Os encontros estão programados para 28 municípios, devendo reunir cerca de 8 mil crianças e adolescentes de 119 cidades do Estado, nas quais o Guri atua.

Nos eventos, iniciados no dia 31 de maio, cada unidade participante apresenta aos alunos de outras cidades um repertório musical variado, para exemplificar o conteúdo aprendido durante as aulas. Os arranjos das canções são desenvolvidos por profissionais do próprio projeto e a regência fica por conta dos instrutores que atuam nos respectivos pólos.

Os encontros ocorrem às 11 horas, com um almoço comunitário. Em seguida, das 15 às 18 horas, serão realizadas as apresentações dos grupos. A diretora executiva do projeto, Alessandra Costa, observa que o intercâmbio, além de proporcionar a troca de experiências entre os alunos, amplia o universo de referência dos participantes e promove a integração. “Ele não só permite que os alunos descubram a diversidade de suas realidades como também reforça a principal característica do Guri, a inclusão sociocultural por meio do ensino da música”.

Este ano, a iniciativa tem como tema a preservação ambiental. A idéia é aliar a missão do projeto com o compromisso com o meio ambiente. Com esse intuito, foi programado um grande ensaio com canções ligadas ao tema para ocorrer ao final de cada evento, com todos os alunos participantes.

Do Projeto Guri

(M.C.)