Projeto Guri faz intercâmbio Cultural com jovens da Fundação CASA

A partir do dia 21 Guri promove encontros musicais entre alunos dos diversos pólos da Fundação

sex, 17/10/2008 - 20h11 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos das unidades da Fundação CASA, o Projeto Guri promove a partir do próximo dia 21 de outubro o Intercâmbio Cultural de Pólos da Fundação CASA. Os encontros serão realizados em três municípios e reunirão cerca de 500 jovens dos pólos que o Projeto Guri mantém na Fundação.

As apresentações devem seguir o mesmo direcionamento da Mostra Regional Projeto Guri Fundação Casa, realizada em 2007 nas mesmas cidades. Assim como a Mostra Regional, o Intercâmbio deste ano leva para o palco alunos de origens sociais e histórias de vida muito diferentes. Leandro Queiroz (nome fictício), por exemplo, descobriu na música novas possibilidades, e amadureceu depois que entrou no Guri. “Cheguei à Fundação CASA no final de 2005 e permaneci por um ano e meio. Quando entrei, era uma dúvida para todos. Logo depois, comecei a sentir a amizade e o respeito dos instrutores do Guri e o orgulho das pessoas da minha família”, afirma. “Sei que vai da cabeça de cada pessoa, mas para mim, as escolhas que fiz – ser uma pessoa melhor e entrar para o Guri – foram as melhores da minha vida. Amadureci muito e, ainda, posso dizer que hoje tenho uma profissão, pois toco em duas bandas. Em uma toco bateria e, na outra, violão. Uma de pop rock, a outra de rock pauleira”, completa.

Os pólos do Projeto Guri na Fundação Casa trabalham com uma realidade muito complexa, que envolve alunos com diversas histórias. “Nos pólos, os jovens que participam do Guri são alunos, e nas apresentações tornam-se verdadeiros artistas”, afirma Yuri Perpétuo, do Núcleo de Produção de Eventos do Projeto Guri. Cada pólo participante apresenta aos alunos dos outros pólos um repertório bastante variado, como exemplo do conteúdo aprendido durante as aulas. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos instrutores que atuam junto aos jovens.

Em um mesmo espaço, alunos de pólos de diferentes cidades, que trabalham com repertórios musicais distintos, vão se reunir e se apresentar uns aos outros. “Teremos pólos de cidades diferentes, com alunos de realidades culturais distintas, e que trabalham com repertórios também diferentes, ou seja, a diversidade musical apresentada é muito interessante para quem participa e principalmente para quem assiste”, resume Perpétuo.

Em cada encontro, a platéia será composta por familiares dos alunos, funcionários da Fundação CASA e autoridades convidadas. As apresentações não são abertas ao público. Confira abaixo a programação:

Serviço

Data: 21/10, às 13h
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto
Endereço: Praça Alto de São Bento, s/nº

Data: 30/10/2008, às 13h
Local: Teatro Municipal “Waldir Silveira Melo”
Endereço: Avenida Rio Branco, s/nº – Centro – Marília

Datas: 04 e 05/11, às 8h  
Local: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo

Projeto Guri amplia atuação na Fundação CASA

Anhanguera I, Anhanguera II, Mauá, Mirassol, Peruíbe, São Vicente e Ferraz de Vasconcelos (2 pólos) são os oito novos pólos do Guri na Fundação CASA. A inauguração amplia o número de pólos do Guri na Fundação, que, desde 1996, disponibiliza o ensino de música a adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas. Com as novas unidades, agora são 53 os pólos mantidos pelo Projeto Guri em unidades distribuídas por todo o Estado de São Paulo.

Os cursos têm perfis musicais direcionados, com um repertório musical variado e estilos de músicas próprios. Em Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, são dois novos pólos, e os cursos atendem a um perfil de grupos de choro. Em Mauá e Anhanguera I, a idéia de direcionar a formação de big bands. Peruíbe, por sua vez, está direcionada para uma escola de samba. Mirassol e São Vicente não têm um perfil específico, mas oferecem coral e percussão; e em Anhanguera II são cursos de violão e cavaco.

Sobre o Projeto Guri

Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Hoje, o Projeto é gerido pela Organização Social de Cultura Associação Amigos do Projeto Guri. A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Graças a estas importantes parcerias e apoios, o Guri atende cerca de 40 mil crianças e jovens, e, com a abertura destes novos pólos na Fundação Casa, está presente em 379 pólos, configurando-se como um dos mais bem sucedidos projetos da área sociocultural. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Pessoas físicas também podem contribuir com o Projeto. Visite nosso site: www.projetoguri.org.br.

Do Projeto Guri