Projeto Guri é homenageado no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão

nd

seg, 10/07/2000 - 10h43 | Do Portal do Governo

A Orquestra e Coral do Projeto Guri foram homenageados durante a apresentação deste domingo (9) no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. A razão desta homenagem foi o reconhecimento público do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, demonstrado recentemente através do recebimento do Prêmio Multicultural Estadão, como o melhor projeto sociocultural desenvolvido no país. Antes da apresentação, um violino foi entregue à Alessandra Cristina Raimundo, que participa desde o início do Projeto, pelo secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça.

O projeto foi criado em 1995 e atualmente atende cerca de 7 mil crianças, de 7 a 18 anos, em todo o Estado. Segundo o maestro João Maurício Galindo, o Guri não tem o objetivo de formar músicos profissionais, mas fazer com que a música seja um fator de sociabilização. ‘A linguagem musical faz diferença na formação do ser humano, por isso é importante juntar a garotada para fazer música, curtir música, independente de surgir ou não talentos especiais’, disse antes da apresentação.

No concerto deste domingo, a maior parte do repertório foi de compositores brasileiros como Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Adoniram Barbosa e Villa Lobos, apresentando grandes momentos de nossa música. ‘A grande música se apaga da memória, por isso é importante incluirmos nossos compositores no repertório dos concertos’, afirmou o maestro João Maurício Galindo.

A última parte da apresentação contou com a participação do pianista Arthur Moreira Lima, interpretando obras de ‘Samba em Três Andamentos’ de Radamés Gnatallli. ‘O Guri é uma grande oportunidade de revelar novos talentos. No entanto, para aqueles que não seguirem a carreira musical, o fato de ter participado de um projeto como o Guri será um ponto importante para a vida deles’, disse Arthur Moreira Lima.