Projeto Guri comemora 21 anos com clipe de Zeca Baleiro

Inciativa da Secretaria da Cultura do Estado beneficia mais de 600 mil crianças e adolescentes de 6 a 18 anos

qui, 03/11/2016 - 17h33 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos seus 21 anos de existência, o Projeto Guri convidou o músico, cantor e compositor maranhese Zeca Baleiro para escrever a letra de uma música para ser apresentada em forma de clipe, que contou com a participação de cinco alunos do projeto na co-direção.

Durante essas duas décadas, a iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo beneficiou mais de 600 mil crianças e jovens, entre 6 e 18 anos de idade, em mais de 400 polos distribuídos por vários municípios de São Paulo.

Da parceria com Zeca Baleiro, nasceu a música “Amor e Ijexá”, que ganhou um clipe co-dirigido por cinco alunos do Projeto Guri. São eles Joyce Mamedio Zacharcuk, 11 anos, Flávio Cervekow Pacelli Azzola de Souza, 11, David Cauã de Campos Barros Manuel, 11, Davi Souza Heg de Oliveira, 12 e Marina Vieira Garcia, 13.

Os alunos foram escolhidos em votação como co-editores mirins do clipe por seus colegas dos polos de Sorocaba e Jundiaí. O enredo elaborado por eles conta a história de dois personagens, o Zeca e o Baleiro, que tiveram destinos diferentes.

O clipe tem ainda desenhos sugeridos pelos alunos e participação do Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica e Coro de Piracicaba. Ele está disponível nas redes sociais e será exibido também em eventos especiais, incluindo o show dos 21 anos do Projeto Guri, que acontecerá no próximo dia 12 de dezembro, em São Paulo.

Projeto Guri
O Projeto Guri é um programa de educação musical criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 1997, surgiu a Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), com o intuito de apoiar na captação de recursos e realização de eventos. Em 2004, a Amigos do Guri foi qualificada como Organização Social de Cultura e assumiu integralmente a gestão do Projeto Guri, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria da Cultura.

Atualmente, o Projeto Guri está consolidado em cerca de 400 polos de ensino do interior e litoral do Estado, incluindo os polos da Fundação Casa, com a participação de 35 mil alunos. O programa conta com o apoio do Estado, prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Contribuições financeiras de organizações ao programa contam com incentivo fiscal da Lei Rouanet, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado (ProAc) e do Fundo Municipal da Crianças e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. Saiba como.

Do Portal do Governo do Estado