Projeto Guri abre processo para implantação de novos polos

Prefeituras e organizações da sociedade civil interessadas podem se inscrever até 18 de dezembro

qua, 02/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, por meio da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), abre processo de implantação de novos polos no Estado de São Paulo. Serão até 20 unidades em todo o Estado, número que será definido de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros. Prefeituras e organizações da sociedade civil interessadas podem se inscrever até o dia 18 de dezembro pelo site www.projetoguri.org.br. Não serão aceitos municípios que já tenham polo do projeto em funcionamento.

Entre os critérios para a seleção de propostas estão a localização do município, a presença de equipamentos e serviços culturais e educacionais oferecidos pelo Estado, município ou organização não governamental (ONG) na localidade, bem como de manifestações culturais tradicionais na região. A existência de apoiadores e patrocinadores interessados na implantação ou manutenção do polo a ser instaurado na região será considerada um diferencial para a organização ou município que se candidatar. Será levada em conta a demanda de crianças e adolescentes residentes na cidade.

Serão inicialmente pré-selecionados os 30 municípios que melhor combinarem os critérios listados no edital. Em seguida, a equipe da AAPG fará uma visita a cada um deles, para avaliar as condições do imóvel destinado a alojar a nova unidade do Guri. A diretora executiva, Alessandra Costa, ressalta o caráter inovador da ação.

Transparência 

Esta é a primeira vez que o projeto torna público um processo de instauração de novos polos. Antes, a seleção ocorria internamente. Os municípios interessados enviavam cartas com propostas, que passavam por avaliação da AAPG. “Estávamos com mais de 300 propostas, e essa foi uma maneira justa e democrática de atendermos às solicitações”, declara Alessandra.

O Projeto Guri atende crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, oferecendo gratuitamente aulas de instrumentos musicais, iniciação musical, entre outras atividades pedagógico- musicais. A associação gerencia mais de 360 polos por meio de 13 regionais localizadas em aproximadamente 30 municípios do Estado, totalizando 40 mil alunos.

A lista dos pré-aprovados será divulgada em 20 de janeiro de 2010 e as visitas aos imóveis ocorrerão entre 21 de janeiro e 5 de fevereiro. Os resultados finais serão publicados no dia 12 de fevereiro.

Em caso de dúvidas, o proponente pode acessar o edital pelo site www.projetoguri.org.br ou entrar em contato pelo e-mail edital@projetoguri.org.br ou ainda ligar para (11) 3874-3355, ramal 411.

Da Agência Imprensa Oficial