Projeto Floresta Legal será implantado em parque de Pedregulho

Trata-se da 28ª Unidade de Conservação a receber o programa no Estado

qua, 08/12/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, em Pedregulho, é a 28ª Unidade de Conservação (UC) a receber o programa Floresta Legal. Além de coordenadores e gestores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e da Fundação Florestal (FF), estiveram presentes na cerimônia Suely Ferreira Lino Pontalti, coordenadora administrativo-financeira da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro e Antonio Pontalti, gestor da mesma Unidade de Conservação.

O projeto tem duas vertentes: montar o espaço nas UCs para receber as crianças; e, segunda: formar professores para trabalho de educação ambiental nas salas de aula. Segundo Adriana Neves da Silva, coordenadora do projeto Floresta Legal na Fundação Florestal, ao visitar o parque, as crianças passam por duas quedas de água e recebem informações sobre o cerrado e a mata de interior. Outro conceito trabalhado é o da utilização de plantas medicinais.

Saiba mais sobre o parque

O Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus foi criado em 14/03/1992, após um processo de desapropriação de várias fazendas. A área, antes utilizada para plantação de café e criação de gado, estava degradada e foi considerada estratégica para a proteção de mananciais da região.

Furnas do Bom Jesus é uma formação geológica com paredões de 200 a 300 m de altura, e abriga uma das mais altas cachoeiras do Estado de São Paulo, com 138 m de queda livre. A região tem 140 cachoeiras cadastradas, e dez delas estão dentro do parque estadual.

O parque conta com sete trilhas e um mirante. Dois biomas estão presentes: o cerrado e a mata de interior, floresta estacional semidecidual, um remanescente de mata atlântica numa região que tem precipitação anual média de 1.200 milímetros.

Da Secretaria do Meio Ambiente