Projeto estimula consciência ecológica de estudantes

Criança Ecológica, oferecido no Parque Estadual do Guarapiranga, ensina a preservar a água e a fazer a coleta seletiva de lixo

qua, 02/12/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

Alunos de 8 a 10 anos percorrem 3 quilômetros de trilha na Mata Atlântica e passeiam de barco na Represa do Guarapiranga, zona sul da cidade. Depois, participam de peça teatral em pleno meio da floresta. Tudo para refletirem sobre a importância da água e cidadania. A ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente integra o Programa Criança Ecológica, realizado desde abril no Parque Ecológico do Guarapiranga.

A estratégia rende bons resultados. É o que afirma o pequeno Davi Alves Hengle, 9 anos, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Irmã Odete Maria Ramos Pinto, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo: “Foi da hora! Aprendi que não podemos jogar lixo no rio e que devemos preservar a natureza”.   

Em sete meses de atividade, o Criança Ecológica fez 150 apresentações para escolares de 8, 9 e 10 anos. Cada turma integra no máximo 35 alunos. As sessões acontecem de terça a sexta-feira, às 9h30 e às 14h30, mediante agendamento no site da Secretaria do Meio Ambiente. O parque oferece o programa gratuitamente e a escola se responsabiliza pelo transporte e alimentação.

Durante o passeio pela Represa do Guarapiranga, ouviam-se relatos deslumbrados sobre a beleza da água e que aquela era a primeira viagem de barco. O lazer também foi novidade para a professora Vera Lúcia Rassa da Silva, da Emeb Irmã Odete Maria Ramos Pinto. Em sua opinião, o Criança Ecológica é um programa inteligente: “Usar o teatro como forma de ensinar às crianças a importância da preservação ambiental foi muito bom. Assim, elas gravam mais e o aprendizado se estende para toda a vida”.

Quando retornarem ao colégio, a tarefa dos pequenos será escrever uma redação sobre o tema água. Após várias semanas de excursão, 600 crianças do ensino fundamental participaram da atividade.

Água Amiga

Milena Lima Chagas, 9 anos, também da Emeb Irmã Odete, conta animada sobre sua interação no teatro: “Fui presa. Fiquei invisível. Era uma armação para pegar o homem e salvar o planeta”. Milena relata seu aprendizado: não jogar lixo na rua, tomar banhos rápidos, lavar carro com baldes de água.

A peça é apresentada, simultaneamente, a três grupos de crianças que fazem diferentes roteiros do Criança Ecológica. No final da atividade, os monitores reúnem a garotada no Espaço Água Amiga para reflexões. Um monitor informa que 97,5% da água do planeta é salgada e que só 2,5% servem para utilização humana. Por meio de brincadeiras, os instrutores incentivam os escolares a adotarem a coleta seletiva, pois mais de 6 bilhões de habitantes do mundo produzem lixo diariamente.

A garotada conheceu o Museu do Lixo, que reúne 123 objetos retirados de 27 quilômetros do entorno da Represa do Guarapiranga. Tem tronco de árvore, pneu, carcaça de carro, lata, garrafa, papel, utensílios domésticos, geladeira, eletrodomésticos, impressora e até sofá. Aos sábados pela manhã (10 horas), a trilha é aberta ao público (adultos e crianças).

Meio ambiente e vida

O Parque Ecológico do Guarapiranga oferece outras ações de educação ambiental. Na oficina de reciclagem, por exemplo, realizada de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas, aprende-se a fazer vaso de planta com garrafa PET e lindas cortinas a partir de papéis colados em formatos variados.

Ainda nas aulas de reciclagem, o visitante fica sabendo como se monta um terrário (uma camada de pedrinhas, carvão, areia, terra e mudas de plantas) e reflete sobre o funcionamento do ecossistema e do ciclo da água.

Todo mês, o setor ainda distribui cerca de 300 mudas de árvores para o reflorestamento da mata ciliar, pois os visitantes geralmente moram na região da Represa do Guarapiranga. Além dos exemplares, o interessado é orientado quanto à correta forma do plantio, de acordo com a espécie.

Trilha da Vida

O viveiro tem capacidade para armazenar 120 mil mudas de árvores. No momento, estão disponíveis 12 mil mudas de 40 espécies, cujas sementes foram recolhidas do próprio local. Entre elas, urucum, ipê e pitanga.

O visitante participa ainda da Trilha da Vida – atividade sensorial para aguçar quase todos os órgãos dos sentidos (menos a visão) sobre a importância de cada um no ambiente em que vive. Ao adquirir o passaporte de R$ 5,00, o usuário pode visitar 19 parques estaduais e aventurar-se em 40 trilhas ecológicas. Uma delas é Trilha da Vida, de 65 metros.

A ideia da trilha diferenciada vem da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), organização vinculada à ONU, que desenvolve ações ligadas à paz, cultura e educação.

Serviço

Parque Ecológico do Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3.286 – Riviera Paulista
Para agendar o passeio para grupo de estudantes de 8 a 10 anos, acesse o site www.criancaecologica.sp.gov.br, no link cadastramento.
Aos sábados, demais usuários podem reservar vagas no próprio parque pelo telefone (11) 5517-6707.
Agendamento da oficina de reciclagem e Trilha da Vida no Núcleo de Educação Ambiental, pelo telefone (11) 5517-6707. 

Da Agência Imprensa Oficial