Projeto ecológico já recebeu mais de mil crianças em São Paulo

Villa Ambiental, que funciona no Parque Villa-Lobos desde março, ensina conceitos ambientais

qua, 20/05/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Conscientizar crianças de 8 a 10 anos sobre a importância da conservação dos recursos naturais e do consumo sustentável. Essa é a meta do Programa Criança Ecológica, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do governo de São Paulo, junto a crianças do Estado. Ao todo, o projeto conta com cinco espaços na capital Paulista – o Parque Villa Lobos, o Parque Ecológico do Guarapiranga, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o Jardim Botânico e o Pomar Urbano.

Em funcionamento desde 19 de março deste ano, a Villa Ambiental do Parque Villa-Lobos já recebeu mais de mil crianças. No projeto, os jovens aprendem valores sustentáveis com a turma do Criança Ecológica, formada por Fred Fauno, Frida Flor, Bob Água, Max Limpo e Nika Valente.

Ao mesmo tempo, monitores explicam aos estudantes características de mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios. Os alunos também descobrem a importância da economia da água nas atividades diárias, como tomar banho e escovar os dentes.

A principal atração do passeio é o túnel das sensações, onde a temperatura e os sons se alternam conforme o ambiente. “As crianças saem encantadas. O espaço está sendo muito bem aproveitado e a aprendizagem é efetiva”, afirma Mônica de Lima, coordenadora da Villa Ambiental.

Alunos de Ibiúna, Santa Isabel, Mairiporã, Arujá, Osasco e Santo André já estiveram na Villa Ecológica na capital. Todos os estudantes que visitam o local recebem exemplares do livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”.

Os professores que acompanham os alunos recebem instruções antes e depois da visita. Para agendar excursões, basta marcar data e horário pelo telefone (11) 3023-2229 ou pelo e-mail criancaecologica@ambiente.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.criancaecologica.com.br.

Da Secretaria do Meio Ambiente