Projeto do Monotrilho é premiado internacionalmente

Iniciativa do Governo do Estado foi premiada no Congresso Mundial de Mobilidade e Transporte Público, que acontece na Suíça

qua, 29/05/2013 - 11h03 | Do Portal do Governo

São Paulo será a primeira cidade do mundo a implantar a tecnologia do novo modal de monotrilho de alta capacidade como sistema público de transporte público. Entre seus diferenciais estão a alta capacidade de transporte em uma infraestrutura leve, de fácil construção, além da redução significativa do preço para construção e prazos de implantação.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A iniciativa concedeu o prêmio da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) na categoria Inovação em Intermodalidade ao projeto Expresso Monotrilho Leste Linha 15-Prata do Metrô. A premiação ocorreu durante a 60º edição do Congresso Mundial de Mobilidade e Transporte Público, que acontece em Genebra, na Suíça.

Na ocasião, a Companhia do Metropolitano de São Paulo também foi premiada, vencendo na categoria Inovação em Serviços ao Cliente, do Prêmio Crescendo com o Transporte Público (Grow With Public Transport).

Linha 15-Prata

A nova Linha 15-Prata do Metrô vai conectar as estações Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, em um percurso de 24 km, com 17 estações, em que vão circular 54 novos trens de monotrilho, cada um com capacidade para transportar 1.000 passageiros. O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, entra em operação ainda em 2013.

A linha também é equipada com um sistema de controle automático de trens, que permite um intervalo de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Atualmente, um morador da zona leste leva mais de duas horas nesse percurso. Com o monotrilho, esse tempo será reduzido para 50 minutos.

Do Portal do Governo do Estado