Projeto do Metrô homenageará jogadores de futebol. Vote!

Espaço em cinco estações do Metrô vai condecorar craques que fizeram história no futebol

qui, 05/11/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

Atualizado em 9 de novembro às 14h

O Projeto Encontros, que visa levar cultura e arte aos usuários do Metrô, deu início à votação dos ídolos dos principais clubes de futebol que serão imortalizados nas estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê, Santos-Imigrantes e na futura Butantã. As estações do Projeto Encontros terão três grandes destaques: a história do clube, fotos e troféus e o chamado ‘Espaço dos Grandes Craques’, que destacará os grandes jogadores eleitos pelo público, via internet, nos quatro períodos da história dos clubes pré-estabelecidos.

Palmeiras e Portuguesa já definiram os atletas que farão parte da votação que escolherá o melhor jogador dos seguintes períodos: da fundação do clube a 1950; de 1951 a 1970; de 1971 a 1990; e de 1991 até hoje. Os torcedores terão 30 dias para votar, via internet, pelos sites oficiais dos clubes: www.palmeiras.com.br/interatividade/enqueteespecial.asp (até 3 de dezembro) e www.portuguesa.com.br

São Paulo, Corinthians e Santos estão selecionando os nomes de jogadores para o ‘Espaço dos Grandes Craques’ e devem publicar votação nos respectivos sites nos próximos dias. O espaço destinado ao São Paulo será instalado provisoriamente na Estação Butantã do Metrô, que será entregue em 2010. Em 2012, já em caráter definitivo, ficará na futura Estação São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela, do Metrô. 

Projeto Encontros 

A ideia de imortalizar os grandes ídolos do futebol integra o Projeto Encontros. Além dos espaços culturais, haverá programação exclusiva nos monitores que serão instalados nessas estações. O projeto foi idealizado para aproveitar, de forma plena, todo o potencial das estações do Metrô, para estabelecer vínculos com a cidade de São Paulo e sua história. 

O Projeto Encontros já foi implementado na estação Santa Cecília, que leva programação cultural aos usuários. Seu espaço cultural conta com biblioteca, revistaria, café/ lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia. O espaço conta também com estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curta-metragens. 

Ídolos do Verdão e da Lusa 

No Palmeiras, o Conselho do Departamento Histórico escolheu previamente dez jogadores por período:
Até 1950 – Bianco, Heitor, Imparato, Romeu, Fiúme, Oberdam, Lima, Caetano, Ministrinho e Nascimento.
Entre 1951 e 1970 – Aquiles, Jair Rosa Pinto, Chinesinho, Mazzola, Tupãzinho, Zequinha, Valdir Joaquim de Moraes, Liminha, Julinho e Servilio.
Entre 1971 e 1990 – Leão, Ademir da Guia, Dudu, Cesar, Jorge Mendonça, Jorginho, Leivinha, Ney, Luis Pereira e Pedrinho.
Entre 1991 e 2009 – Marcos, Valdívia, Vagner Love, Edmundo, Cesar Sampaio, Evair, Roberto Carlos, Rivaldo, Alex e Arce. 

Já a Portuguesa definiu 36 jogadores, distribuídos da seguinte forma:
Até 1950 – Mesquita, Filó, Batatais, Machado, Barros, Duilho, Nininho e Simão.
Entre 1951 e 1970 – Djalma Santos, Brandãozinho, Pinga I, Julinho Botelho, Jair da Costa, Servilho, Ipojucan, Leivinha, Ivair, Felix e Ditão.
Entre 1971 e 1990 – Badeco, Eneas, Orlando, Edu Marangon, Marinho Perez, Ratinho e Basilio.
Entre 1991 e 2009 – Zé Roberto, Zé Maria, Denner, Leandro Amaral, Rodrigo Fabri, Cesar, Emerson, Capitão, Diogo e Ricardo Oliveira. 

Do Metrô