Projeto do IPT a serviço das pequenas empresas

Prumo dá suporte técnico a micro e pequenas empresas dos principais setores econômicos, solucionando problemas na linha de produção

qua, 11/04/2007 - 22h02 | Do Portal do Governo

Recentemente, no Brasil, a área de consultoria tecnológica a empresas tem crescido bastante. Essa foi uma das formas que as empresas nacionais adotaram para se tornar competitivas frente ao mercado externo, onde há concorrentes dos principais países emergentes. É o caso da China, que tem investido bastante no desenvolvimento tecnológico e é considerada um dos principais mercados e adversários comerciais a serem enfrentados. No mundo sem fronteiras, as micro e pequenas empresas brasileiras precisam preparar-se para competir no mercado globalizado e, para tanto, é preciso que seus produtos possam ter qualidade para concorrer com as mercadorias disponíveis.

O Projeto Unidades Móveis de Atendimentos Tecnológico (Prumo) é um trabalho pioneiro desenvolvido no IPT para atender à demanda das micro e pequenas empresas com potencial exportador, que tenham problemas no setor técnico. O atendimento é feito a partir de solicitação do cliente de uma visita de técnicos do Prumo para que eles possam avaliar o problema e encaminhar uma das unidades móveis. Essas unidades consistem de veículos (furgões) equipados com aparelhos laboratoriais, onde os técnicos do IPT realizam os testes de matérias-primas, de qualidade de produto e de eficiência do processo para que a solução possa ser desenvolvida e aplicada para a obtenção de resultados imediatos na qualidade dos produtos, assim como o aumento dos índices de produtividade.

O Prumo passou a ser mais que um simples serviço de consultoria, pois além de detectar os problemas da empresa e apresentar as soluções, a facilidade das unidades móveis possibilita a implementação das tecnologias testadas. Com isso o Prumo tem auxiliado no crescimento de muitas micro e pequenas empresas nacionais.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(R.A.)