Projeto do DAEE no seu Parque do Tietê recebe visita da comitiva do C40

Administrado pelo DAEE, parque possui importante histórico de investimentos para mostrar aos representantes das maiores cidades do mundo

qua, 01/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, 3, técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) mostrarão a mais de 80 participantes do C40 (Climate Leadership Group), Grupo das Grandes Cidades para Combate às Mudanças Climáticas, um dos maiores projetos do Governo do Estado de São Paulo: o Parque Várzeas do Tietê. Trata-se do maior parque linear do mundo, com 75 km de extensão e área de 107 km².

A comitiva percorrerá instalações, trilhas e receberá informações documentadas com fotos do antes e depois de intervenções já realizadas na região e obras previstas, contemplando, inclusive, a readequação de moradias irregulares da população no entorno de todo o percurso do Várzeas do Tietê. É o trabalho que já foi realizado, por exemplo, em parte do chamado Núcleo do Jacuí: painéis, banners ou totens ilustrarão como era o local anteriormente e como as construções que ali se encontravam, de forma irregular, foram substituídas por soluções sustentáveis e ecologicamente corretas, além das atividades hoje desenvolvidas com a comunidade.

Os visitantes serão acompanhados pelos especialistas do DAEE e receberão explicações sobre o parque, sua fauna e flora. “Ao ver e acompanhar os caminhos do rio e do Parque Várzeas do Tietê, poderão perceber melhor a grandiosidade e a importância dessa iniciativa para toda a cidade de São Paulo”, enfatiza o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi. Ele lembra que só de ciclovia o programa prevê 230 quilômetros, entre ida e volta, mais o plantio de 63 mil novas mudas de árvores. A ocupação das margens será reordenada para cuidar das águas, despoluir córregos e preservar as várzeas e o ecossistema do rio.

O C40

Formado por São Paulo, Nova Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio, o C40 foi concebido em 2005, pelo então prefeito da capital inglesa, Ken Livingstone. Reúne empresários e lideranças das maiores cidades do mundo com o objetivo de debater o papel das municipalidades no combate às mudanças climáticas. Também possui o papel de criar cooperações internacionais  de longo prazo entre as instituições privadas, administrações públicas e a sociedade como um todo, a fim de reduzir as emissões de carbono e promover ações voltadas ao desaquecimento global.

Do DAEE