Projeto Diagnóstico Amigo da Criança reduz exposição de crianças à radiação

Novo aparelho de tomografia adquirido por R$ 1,2 milhão pelo ICr (Instituto da Criança) reduz em cerca de 70% a exposição à radiação

sex, 24/05/2013 - 14h50 | Do Portal do Governo

Reduzir possíveis danos, presentes ou futuros, e garantir o máximo de precisão nos exames realizados em pacientes infantis. Estes são os objetivos do projeto “Diagnóstico Amigo da Criança”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A exposição das crianças à radiação em exames de imagem será reduzida. O volume de sangue coletado para exames, também.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O novo aparelho de tomografia adquirido por R$ 1,2 milhão pelo ICr (Instituto da Criança) reduz em cerca de 70% a exposição à radiação. Além disto, a utilização de micrométodos permite que o volume de sangue coletado para exames seja 75% inferior ao convencional.

“O programa Diagnóstico Amigo das Crianças defende um retorno à clínica médica a um atendimento humanizado. Não é justo que crianças tão pequenas, enfrentando doenças graves, sejam submetidas a coletas excessivas de sangue e à exposição constante à radiação”, explica a professora-titular do Departamento de Pediatria do ICr, Magda Carneiro-Sampaio. 

Do Portal do Governo do Estado