Projeto de extensão da Unesp oferece cursos circenses online

Atividades práticas e teóricas do Circo da Barra, iniciativa de extensão universitária, incluem vagas para comunidade externa

qua, 03/06/2020 - 15h34 | Do Portal do Governo

O projeto Circo da Barra oferece, ao longo dos meses de junho e julho, cursos práticos e teóricos relacionados com os saberes circenses. O projeto, localizado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, é um projeto de extensão universitária vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).

Neste momento, o projeto irá oferecer três atividades online: 1) Encontros de estudos teóricos – Circo(s) Contemporâneo(s): O que muda, o que permanece?; 2) Introdução criativa ao malabares – Bambolê; 3) Introdução criativa ao malabares – Bolinha.

Ao todo, serão oferecidas 21 vagas para cada um dos cursos: sete para a comunidade interna do Instituto de Artes da Unesp, sete para estudantes de outros campi da universidade e sete para a comunidade externa geral.

As aulas acontecerão através da plataforma Google Meets (será enviado um link por e-mail para o acesso à plataforma). Confira as atividades:

Encontros de estudos teóricos

Circo(s) contemporâneo(s): o que muda, o que permanece?
Com Maria Carolina Vasconcelos Oliveira (pós-doutoranda, IA Unesp)
Segundas-feiras, das 17h às 18h
Dias 15, 22 e 29 de junho, 6 e 13 de julho

Encontros teóricos, no formato de grupo de estudos sobre o circo em suas formas contemporâneas. Encontros compostos por exposições teóricas, discussões sobre textos e apreciação de vídeos de cenas e espetáculos.

Link do formulário de inscrição para o encontro de estudos teóricos: https://forms.gle/z1aCSziei6HSkdxL6.

Introdução Criativa ao Malabares – Bambolê

Terças-feiras, das 16h30 às 18h
De 9 de junho até 28 de julho de 2020

O curso aborda um repertório básico de movimentações utilizando o bambolê com pesquisa, construção criativa e ação consciente das técnicas apresentadas. É necessário ter acesso à um bambolê para realizar o curso, mas não é necessária experiência prévia.

Introdução Criativa ao Malabares – Bolinha

Quartas-feiras, das 18h às 19h30
De 10 de junho até 29 de julho de 2020

O curso aborda movimentações básicas com objetivo de proporcionar o contato e a intimidade com o objeto (bolinhas). Busca proporcionar em aula momentos criativos com diálogo entre técnica e criação. Será necessário confeccionar as bolinhas (bexiga e alpiste), mas não é necessária experiência prévia.

Link do formulário de inscrição para os dois cursos práticos de malabares: https://forms.gle/fsECKQt24GHVfREB8.

Sobre o projeto

O Projeto Circo da Barra é um espaço democrático de partilha dos saberes circenses em suas múltiplas habilidades: comicidade e palhaçaria, acrobacias de solo, equipamentos aéreos (trapézio, lira e tecido), portagem e acrobalance, malabares, entre outros.

O projeto oferece cursos regulares, oficinas, encontros e eventos, e tem se tornado um espaço de produção de conhecimento compartilhado entre comunidade interna e externa. Após a aposentadoria do professor Mário Bolognesi, os professores Vinicius Torres Machado e Lilian Freitas Vilela, assumiram a sua coordenação.