Projeto de escola estadual incentiva a paixão pela leitura

Iniciativa transformadora de unidade de Ribeirão Pires traz socialização para alunos e promove resultados surpreendentes

seg, 18/03/2019 - 15h17 | Do Portal do Governo

Mais do que gosto pessoal, a leitura está muito envolvida com o hábito. Foi pensando nisso que a Escola Estadual Fortunato Pandolfi Arnoni, em Ribeirão Pires, resolveu incentivar a prática, colocando textos nas mesas em que os alunos fazem as refeições. E a iniciativa deu certo: a direção da unidade percebeu o aumento do interesse dos alunos pelas letras.

De acordo com a vice-diretora, Nathaly de Matos Mardegan Gallego, a ideia do projeto “Alimente sua mente” surgiu quando a equipe pedagógica percebeu, durante as aulas, que os alunos não tinham o hábito de ler um texto até o fim, frequentemente abandonando a leitura antes do esperado.

Estímulo

Assim, a escola resolveu incentivar esse hábito também fora da sala de aula, colocando textos nas mesas do refeitório, protegidos pela toalha plastificada e transparente. Na hora do almoço, os alunos fazem as refeições e leem o que está disponível.

“Começamos a colocar alguns textos com curiosidades, recortes de jornal ou eventos que estavam acontecendo na cidade”, explica Nathaly. “Além disso, disponibilizamos informações sobre a história da cidade, pois percebemos que os alunos não tinham esse conhecimento”, acrescenta.

Segundo o diretor, William Santos Nascimento, os estudantes adoraram a novidade. Inclusive, há um revezamento de lugares para conhecer os temas novos. “Os textos mais debatidos são sobre a história da cidade”, diz. A cada dois meses, no máximo, os textos serão substituídos por novos, mantendo, assim, o interesse pela leitura.

Um texto para cada idade

Como a escola recebe alunos do 1º ao 5º ano em período integral, o projeto também abrange aquelas crianças que ainda estão aprendendo a ler. Nathaly conta que, para a turminha que ainda está sendo alfabetizada, os textos são mais simples.

“Colocamos parlendas só com letras de forma, que faz sentido para a criança que está no processo de alfabetização, e também para aquele que já sabe ler, mas ainda não tem muito autonomia”, explica. O diretor detalha que as crianças fazem leituras das imagens e criam suas próprias historinhas.

Crianças procuram pelos textos na hora do almoço

A vice-diretora conta que, quando o projeto foi implementado no refeitório, por um esquecimento, uma das mesas ficou sem os textos por baixo da toalha de plástico, mas a equipe que fixou as folhas não havia percebido. O sinal de que alguma coisa estava errada, porém, foi claro: era a única mesa que ficava vazia durante os intervalos. A situação foi corrigida logo em seguida.

“Há um revezamento natural para se sentar em mesas diferentes a cada almoço, para aproveitar uma leitura diferente”, explica a vice-diretora. E, claro, as crianças menores intuitivamente procuram as mesas em que o material disponibilizado está de acordo com sua faixa etária.

Quando o estudante prefere se concentrar apenas na refeição e não consegue terminar de ler o texto, Nathaly conta que frequentemente vê o aluno devolver a bandeja vazia e voltar para terminar a leitura.

Vale ressaltar que ler durante as refeições não faz mal à saúde, como acreditavam os mais antigos. Ainda mais quando a criança está acompanhada de colegas que, juntos, discutem o texto, gerando um momento saudável de socialização.