Projeto de escola estadual de Araçatuba incentiva leitura e escrita de alunos

Iniciativa denominada “Super Autores”, comandada pela professora de Português da unidade, coleciona conquistas na aprendizagem

qui, 02/01/2020 - 8h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Ser um escritor renomado, daqueles que publicam best-sellers e promovem leituras coletivas e noites de autógrafos é o sonho de muitos jovens que estão começando na arte da leitura e escrita. Na Escola Estadual Professora Licolina Villela Reis Alves, em Araçatuba, o desejo ficou mais próximo em razão de um projeto comandado pela professora de Português da unidade.

Chamada de “Super Autores”, a ação teve início em agosto de 2019, com os jovens do 6º e 7º anos do Ensino Médio. O objetivo era dar ao jovem o protagonismo de sua própria aprendizagem.

“Queríamos que os alunos fossem protagonistas. A ideia consistia em que eles pudessem ler, escrever, compreender e interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros literários”, releva a professora Angelina de Jesus, mentora do projeto.

Publicação

Com o conteúdo passado durante as aulas, o objetivo passou a ser escrever um livro de acordo com os diversos gêneros literários que eram apresentados aos jovens. De agosto até novembro, os estudantes trabalharam no desenvolvimento de suas histórias de ficção, junto com a participação ativa dos professores.

Ao término do projeto, a novidade: cada aluno iria publicar seu livro. A Editora Super Autores, do Rio de Janeiro, foi chamada para compor a parceria e publicar edições limitadas dos livros, que foram lançados em uma noite de autógrafos no dia 6 de dezembro, no Shopping Praça Nova. “Foi uma alegria imensa. Todo mundo se sentiu importante e prestigiado”, comemora uma das mães dos alunos presentes.