Projeto de escola do Estado será apresentado no Congresso Mundial de Educação

Em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, alunos da rede estadual produziram almanaque digital sobre o sistema solar

qui, 03/06/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao aniversário de 400 anos das descobertas astronômicas de Galileu Galilei, alunos da Escola Estadual Jesuíno de Arruda, em São Carlos, produziram um almanaque digital sobre o sistema solar. O conteúdo será apresentado no Congresso Mundial de Educação, que acontece no México durante esta semana.

O projeto é um exemplo de utilização de recursos tecnológicos no cotidiano escolar. A idéia surgiu de um curso de atualização sobre PowerPoint, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em escolas públicas de São Carlos em 2008, que teve participação da professora de Ciências Rita de Cássia Bortoletto Santos.  “O uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula é uma forma de motivar os alunos ao aprendizado. Por isso a necessidade de o professor estar sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos, e a partir daí propor novos desafios aos alunos”, explica Rita, responsável pelo almanaque.

Batizado de “Nosso Céu”, o projeto contou com a participação de 160 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, que pesquisaram imagens e informações sobre o tema na internet. A partir do material pesquisado, selecionaram fotos e redigiram textos, que foram digitalizados e agrupados em formato de almanaque, composto por quatro CDs-ROM. A produção durou cerca de quatro meses e teve a colaboração de estudantes de licenciatura da USP/São Carlos, que ajudaram a organizar o material e gravaram os CDs nas dependências da universidade. A capa dos CDs foi ilustrada com desenho de um dos alunos.

Da Secretaria de Educação