Projeto de ensino de skate a jovens da Fundação Casa é premiado

Foram homenageados responsáveis por ações ligadas ao uso social do esporte em 2007

qui, 28/02/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

O idealizador do projeto Skate na Casa, Sandro Soares, foi um dos homenageados da primeira edição do Prêmio Esporte e Cidadania, evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, em parceria com o Instituto de Responsabilidade Socioambiental da  Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). O prêmio, entregue no último dia 25, homenageou entidades e pessoas responsáveis por ações ligadas ao uso social do esporte em 2007.

Entre os agraciados estão o empresário Abílio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar, a judoca Maria de Lourdes Portela, e o boxeador Giovanni Andrade, campeão mundial da categoria supergalo. 

Cidadãos campeões – Sandro dá aulas de skate aos internos da Fundação Casa. O projeto com os adolescentes teve origem em uma visita feita pelo atleta à extinta Febem do Tatuapé, em 2000. Testinha, como é conhecido, havia sido convidado a assistir a uma apresentação de skatistas profissionais para internos daquela unidade. “Os garotos só assistiam aos malabarismos dos profissionais. Mas eu via em seus olhos que queriam fazer aquilo também”, afirma Testinha.

A antiga Febem (atual Fundação Casa) interessou-se pela proposta pioneira e passou a contar com aulas periódicas de Sandro aos internos da unidade Tatuapé. Em 2004, o projeto expandiu-se para toda a capital e algumas cidades do interior. Trabalhos desse tipo não são novidade para Sandro. Em 1998, ele já percorria o município de Poá, voluntariamente, dando instruções de skate para crianças e jovens em situação de risco social.

Hoje, a missão de Sandro, segundo ele mesmo, não é formar atletas de ponta, mas cidadãos campeões. Para explicar, utiliza uma metáfora: “Levamos vários tombos, na vida e no skate”. E completa: “Na vida, como no skate, caiu, tem que levantar”. 

Da Agência Imprensa Oficial com Fundação Casa