Projeto de docente da USP origina startup voltada para pesquisadores

Sistema tem recursos para facilitar redação de textos acadêmicos, por meio de plataforma de edição com funcionalidades

qua, 12/09/2018 - 13h41 | Do Portal do Governo

A partir de uma experiência pessoal, o professor Midierson Maia, do curso de especialização em Estética e Gestão da Moda oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), decidiu criar uma startup voltada a pesquisadores. “No mestrado, perdi quase um mês de escrita de dissertação porque o arquivo se corrompeu. Precisei reescrever tudo”, relata o docente.

Desse modo, surgiu a Internucleos, uma plataforma de edição de textos acadêmicos, explica o fundador. O sistema possui um mecanismo de salvamento automático, que age a cada minuto, além de funcionalidades antiplágio, facilitadores de correção por professores e um algoritmo responsável pela sugestão de artigos acadêmicos do mesmo assunto, que possam ser usados como referência.

“Os desafios foram imensos. Por exemplo, eu dava aula em uma universidade e levava café e almoço na bolsa, comia frio. Eu fiz as contas: se economizasse com esses gastos, no fim do ano teria R$ 5 mil”, explica.

O processo também contou com a experiência do professor Roberto Kalili, especialista em desenvolvimento de sistema que acabou se tornando sócio. “A plataforma foi desenvolvida de maneira que qualquer nova implementação fica fácil, pois ela é toda preparada para receber novas funcionalidades”, explica.

Futuro

De acordo com os sócios, a plataforma é voltada para pesquisadores de universidades, principalmente as públicas, onde se concentra a produção de conhecimento no Brasil. “Nosso intuito é atender às necessidades dos cientistas. O objetivo não é nos tornarmos um ‘unicórnio’, termo usado para falar de startups que passam a ser avaliadas em mais de um bilhão de dólares”, revela Midierson Maia.

O custo mensal para uso do sistema é de R$ 22,80 para o usuário comum. Na fase inicial de testes, a startup oferece acesso gratuito para pesquisadores ligados a programas de pós-graduação stricto sensu.

Midierson Maia afirma que o plano para a empresa é a internacionalização. “Já começamos esse movimento, uma vez que costumo circular muito. Sempre vou ao Canadá, por exemplo”, diz o docente.