Projeto de criação da secretaria para portadores de deficiência é bem recebido

Projeto foi encaminhado pelo governador José Serra na Assembléia Legislativa

sex, 18/05/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

Um dia depois de ser protocolado na Assembléia Legislativa pelo governador José Serra, o projeto de lei que prevê a criação da secretaria da Pessoa Portadora de Deficiência já ganhou defensores. Embora dependa do sinal verde dos deputados, a proposta de aproximar os deficientes do Poder Público recebeu elogios de políticos, esportistas e pessoas ligadas aos deficientes.

Com o projeto, Serra repete um ato do passado. Quando era prefeito da Capital, ele também criou a secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. “É uma atitude correta e deveria ser usada como modelo para o resto do Brasil”, defendeu o velejador Lars Grael. Para ele, a secretaria será um canal direto de comunicação entre o Estado e a sociedade. “Tenho certeza de que será uma interface a mais. A população deficiente só ganha com essa atitude”, reforçou.

Lars Grael lembrou que um dos obstáculos da pessoa portadora de deficiência é o acesso ao mercado de trabalho. “A secretaria poderá, por exemplo, capacitar essas pessoas”, sugeriu. Ele observou também que a iniciativa privada, em muitos casos, pode ser uma parceira na ação da nova pasta. “Temos algumas limitações de acessibilidade na área da saúde, educação e a própria segurança. A secretaria vai ajudar a romper essa barreira”, explica o esportista.

A mesma tese foi empregada pela ex-Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli. Ela informou que somente no Estado de São Paulo, oito milhões de pessoas têm alguma deficiência. “São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a ter uma secretaria que vai pensar no dia a dia dessas pessoas, não só no que tange à barreira física, mas também no sentido de ensinar as pessoas a eliminarem a barreira da atitude”, acredita. Mara afirmou que desde que a secretaria no âmbito municipal foi criada, de 300 ônibus adaptados hoje são 1850. A cidade passou a contar com 150 quilômetros de calçadas adaptadas e mais 70 estão em construção.

“Hoje são 16 bibliotecas cadastradas no Programa Ler para Crer. O cego pode solicitar o livro e esse livro será encaminhado à biblioteca em braile ou em áudio-livro”, comemora Mara.

Outro defensor do projeto é o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Segundo ele, os tucanos comemoraram a iniciativa defendida por Serra. “É um compromisso com a sociedade e marca uma diferença tão esquecida no mundo que vivemos”, frisou. O deputado explicou que estará empenhado para apresentar aos demais parlamentares a importância do projeto. “Queremos aprovar o projeto o mais rápido possível”, afirmou.

O escritor Marcelo Rubens Paiva endossa os comentários. “Se a proposta for de uma equipe pensando sobre questões como, por exemplo, a da acessibilidade, acho que a proposta é ótima”, conclui Paiva.

Um dos objetivos da secretaria é permitir a centralização das atividades de planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução das ações destinadas à tutela das pessoas portadoras de deficiência. Caberá ainda à nova secretaria articular-se com entidades da sociedade civil vinculadas à causa da pessoa portadora de deficiência, propondo parcerias para a execução de metas, programas e projetos concebidos para o fim de melhorar a qualidade de vida desse segmento.

Leia também: 

Serra encaminha à Assembléia projeto de lei que cria secretaria da Pessoa Portadora de Deficiência

Leia proposta do governador enviada à Assembléia Legislativa

Leia carta do governador ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado

Cleber Mata / Joice Henrique