Projeto de Aqüicultura do Instituto de Pesca é aprovado pela Fapesp

Objetivo é avaliar a viabilidade técnica da criação do camarão amazônico junto à cultura de arroz

sáb, 17/03/2007 - 18h09 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores do Pólo Regional do Nordeste Paulista, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto de Pesca e a Unesp/Jaboticabal, estão desenvolvendo o projeto “Estudo da viabilidade técnica da rizicarcinicultura na região Nordeste Paulista”, que foi aprovado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em novembro do ano passado.

O projeto, que apresentará seus primeiros resultados em julho deste ano, tem o objetivo de avaliar a viabilidade técnica da criação do camarão amazônico da espécie Macrobrachium amazonicum junto à cultura de arroz, principalmente na região da cidade de Mococa, onde a rizicultura está presente nas produções agrícolas.

Segundo um dos coordenadores do projeto, Helcio Luis de Almeida Marques, do Instituto de Pesca, a prática da rizicarcinicultura (cultivo do camarão nos próprios tabuleiros de cultivo de arroz) pode se tornar uma alternativa de agregação de valor para os produtores de arroz da região e do País, que estão desestimulados pelo alto custo do cultivo e pela concorrência do produto importado.

A rizicarcinicultura é uma técnica praticada no sudeste Asiático e ainda inédita no Brasil. Por isso, a pesquisa pretende adequar uma espécie nativa do camarão às condições ambientais presentes na região de Mococa e em outras regiões do país. “Utilizar uma espécie brasileira nos cultivos significa diminuir as barreiras que os produtores poderiam ter com os órgãos ambientais, além de prevenir possíveis escapes de uma espécie não nativa no nosso meio ambiente”, informa o coordenador.

O projeto, além da coordenação dos pesquisadores Helcio Luis de Almeida Marques do Instituto de Pesca e Marcello Villar Boock, do Pólo Regional do Nordeste Paulista, tem como integrantes os pesquisadores Paulo Boller Gallo e Jane Maria de Carvalho Silveira, também do Pólo Regional, Wagner Cotroni Valenti e Patrícia Maria Contente Morais Riodades, do Centro de Aqüicultura da Unesp/Jaboticabal, Margareth Mallassen, Helenice Pereira de Barros e Júlio Vicente Lombardi, do Instituto de Pesca.

Este projeto é desenvolvido paralelamente ao projeto “Técnicas adequadas ao cultivo consorciado de arroz e camarão da Malásia Macrobrachium rosenbergii”, também coordenado por Marques, e que há cinco anos está pesquisando as técnicas deste cultivo consorciado no Pólo Regional do Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba.

Mais informações para a Imprensa com os pesquisadores científicos Helcio Luis de Almeida Marques pelo email helcio@pesca.sp.gov.br e Marcello Villar Boock, pelo email marcelloboock@apta.sp.gov.br , pelos telefones (11) 3871-7525 e (19 )3656-0200.

Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional

C.M.