Projeto de alunos de Etec leva rap às salas de aula

Um dos vencedores do programa Desafio 'Criativos da Escola', o "Visões do Rap" aborda críticas sociais do gênero com os estudantes

ter, 20/03/2018 - 10h18 | Do Portal do Governo

Batidas e rimas que transformam um discurso carregado de protesto e referências sociais. Capaz de mudar muitas vidas, o rap está conquistando cada vez mais espaço no cenário da música nacional.

Pensando nisso, três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá desenvolveram um trabalho educativo para a comunidade por meio do estilo musical. Conhecido como “Visões do Rap”, o projeto utiliza mensagens críticas da música através de um plano de aulas para escola do bairro do Jaraguá, na zona norte da capital.

Os jovens são alunos do terceiro ano do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, sob orientação do professor de filosofia Raphael Gimenes. Henrique Malafaia, Matheus da Silva e Murilo de Oliveira são os autores de um plano de aula que aborda temas como racismo, degradação do planeta, política nacional, questões contemporâneas e identidade de gênero.

“Eu não ouvia muito rap até entrar na Etec. Quando conheci o Luis e o Murilo, comecei a prestar mais atenção nas letras. Passamos a ler cada vez mais sobre o assunto e a escutar mais músicas, essa foi a origem do ‘Visões do Rap’”, conta Matheus.

Com ajuda de outros docentes, a ideia foi desenvolver um kit com material didático, documentários, músicas para debate e uma atividade de avaliação para o professor aplicar em sala. O projeto é destinado às disciplinas de sociologia, história e filosofia do Ensino Médio e história para o nono ano do Fundamental. Cabe ao professor escolher o tema e a maneira de abordar o conteúdo.

A iniciativa começou e foi concluída em 2017 a partir da ideia do professor Raphael. Ele incentivou os alunos a participarem do Desafio ‘Criativos da Escola’, um programa que recebe projetos do Brasil inteiro e premia alunos e educadores que transformam a sua comunidade.

O grupo, vencedor do concurso, foi convidado a passar uma semana no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, onde receberam o prêmio no valor de R$ 1,5 mil. O professor ganhou R$ 500 e doou o dinheiro para a escola. “Abri mão do dinheiro para juntos construirmos uma rádio para a Etec. Também vamos melhorar os equipamentos de som nas salas de aula”, diz Gimenes.

O prêmio será utilizado ainda para criar um site, com a proposta de colocar o plano de aula à disposição de outros educadores. Atualmente, a ideia já foi enviada a cinco escolas da região do Jaraguá e aplicado em duas delas: na própria Etec e na E.E. Elísio Teixeira Leite III.

Segundo os alunos, a avaliação dos professores foi bastante positiva. “Ninguém imaginava que daria essa repercussão. Tinha pensado em trabalhar o rap apenas com aulas voluntárias, em centros culturais. Não imaginei criar um plano de aula e oferecer para escolas. Agradecemos ao professor Raphael pelo incentivo”, afirma o estudante Luis Henrique.

Os estudantes desejam ampliar o número de unidades envolvidas, dobrar a quantidade de conteúdo abordado pelos professores (passando de 8 para 16), bem como incluir a disciplina de língua portuguesa com foco em metalinguagem, poesia, rima e metáforas. Além disso, o projeto também pretende incluir diferentes ritmos musicais, como funk, reggae e MPB.

“O maior intuito do ‘Visões do Rap’ é quebrar preconceitos de todos os tipos, seja sobre estilo musical, racismo ou identidade de gênero. Vamos deixar a rádio como o nosso legado para a escola”, conclui Murilo.