Projeto de Acessibilidade com consciência ecológica é apresentado no Zoológico de São Paulo

Em parceria com Avape e Via Viva reforma prevê rebaixamento de guias, instalação de rampas e corrimões, além de sinais sonoro e visual

dom, 24/06/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Avape – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais – e o Instituto Via Viva, em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, apresentam um projeto de acessibilidade, com o objetivo de tornar as instalações do parque mais adequadas à população com deficiência. A Avape, ONG que atende pessoas com deficiência, aproveitará a ocasião para fazer a entrega de quatro cadeiras de rodas ao zoológico, doadas pela empresa Tokleve em parceria com a Revista Sentidos. 

O projeto de acessibilidade foi desenvolvido a partir de análises técnicas de todas as dependências do parque utilizadas por funcionários e visitantes. Especialistas da Avape e da Ruggiero Arquitetos Associados (www.ruggiero.com.br) identificaram barreiras arquitetônicas que impedem ou dificultam o acesso e circulação de pessoas usuárias de cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida. “Com base nessa avaliação, sugerimos adaptações como rebaixamento de guias, instalação de rampas e corrimões, sinais sonoro e visual, entre outras”, diz Jobair Ubiratan, médico do trabalho da Avape (www.avape.org.br).

Segundo Ubiratan, o projeto prevê mudanças em diversas áreas do parque: entrada principal, calçadas, quiosques, sanitários, serviços de alimentação, estacionamento, berçário etc. Ocupando uma área de 824.529 m2, o Zoológico (www.zoologico.sp.gov.br) recebe cerca de 1.500.000 visitantes anualmente, muitos deles com deficiência. “Com a intenção de promover maior conforto a esses cidadãos e tornar o parque acessível a todos, a diretoria do zoológico pretende ampliar seus esforços estabelecendo parceria com a Avape e o Instituto Via Viva, para a execução desse relevante projeto”, afirma o diretor presidente do Zoológico, Dr. João Batista da Cruz.

Para a reforma das calçadas e de toda a pavimentação do parque, cerca de 37 mil m², será utilizado concreto DI – Deformável e isolante, desenvolvido pelo Instituto Via Viva, ONG que atua na área do meio ambiente. O concreto DI leva em sua composição agregados de borracha de pneu inservível – como são chamados os pneus que não servem nem para recauchutagem – no lugar da pedra britada. Ao todo, deverão ser utilizados cerca de 40 mil pneus inservíveis, que serão recolhidos no “Ecoponto” instalado no parque em parceria com a ANIP – Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos, na construção dos novos pisos. “Essa parceria une a missão das entidades, tanto do Via Viva (www.viaviva.org.br) quanto do Zoológico, que é a conservação da natureza”, declara Paulo Bina, criador do concreto ecológico e vice-presidente do instituto.

Calcula-se que a adaptação geral poderá ser concluída no prazo de até três anos. A Avape, o Instituto Via Viva e a Fundação Parque Zoológico de São Paulo levarão o projeto para a iniciativa privada com a intenção de buscar os recursos necessários para a execução das obras e sensibilizar os empresários para a questão da responsabilidade sócio-ambiental.

do Zoológico de São Paulo