Projeto da Unesp usa internet para ensinar Física

Iniciativa dissemina conceitos da disciplina a alunos do ensino fundamental, médio e superior

qui, 18/06/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está mudando a forma dos estudantes enxergarem a Física. Por meio da internet, o programa divulga materiais didáticos que sirvam de apoio pedagógico a professores de todo o País. Conhecida como “Físicanimada”, a iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Física do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) de São José do Rio Preto.

O projeto oferece no site do grupo jogos e experimentos virtuais selecionados pelos professores. A idéia é disseminar conceitos de Física e Matemática e torná-los mais claros para os estudantes. Os pesquisadores priorizam softwares livres que permitam ao aluno superar dificuldades de aprendizagem, e não apenas testar conhecimentos adquiridos.

“A internet contém animações de excelente qualidade e em grande quantidade para o ensino de diversas disciplinas. Por isso, diariamente o grupo de pesquisa interdisciplinar ‘Físicanimada’ seleciona e divulga jogos didáticos e experimentos virtuais, conhecidos como applets, na web”, afirma o professor do departamento Eloi Feitosa.

Segundo Feitosa, essas tecnologias computacionais também contribuem para minimizar a exclusão digital dos alunos das escolas públicas. O grupo de pesquisa fornece material didático, orientação e formação aos professores e acompanhamento sistemático para o desenvolvimento do projeto.