Projeto da Unesp insere cultura maker no curso de Relações Públicas

Novidade curricular permite que alunos da Universidade Estadual Paulista proponham inovações para empresas de vários setores

qua, 14/08/2019 - 9h34 | Do Portal do Governo

Um novo projeto curricular do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, conhecido como RP Maker, permite que estudantes criem soluções para problemas e proponham inovações que ainda não existem nas empresas.

“O RP Maker é uma proposta para se inovar em determinadas tecnologias na graduação. É preciso tentar criar pontes com o mercado e a sociedade. Nós vimos essa oportunidade de participar com uma iniciativa de empreendedorismo jovem e cultura maker”, explica a professora Maria Eugênia Porém, coordenadora do projeto, à TV Unesp.

“O grande foco do semestre é que os alunos, ao chegarem em novembro, tenham uma startup montada por grupo. Mas não importa para nós apenas o final. Toda atividade é um processo diferenciado de ensino: começa com a união de disciplinas, isso no decorrer do semestre”, revela a professora Roseane Andrelo à TV Unesp.

Metodologia

De acordo com Roseane Andrelo, a metodologia do RP Maker é ativa, uma vez que engloba discussões relevantes em sala de aula e o desenvolvimento dos jovens. “Os estudantes têm acesso a palestrantes e podem compreender como pessoas diferentes pensam a respeito dos assuntos”, acrescenta a docente da Unesp.

“Acho importante a universidade estimular esses projetos com os alunos para criar novas conexões e ambientar os jovens no ecossistema de inovação e empreendedorismo, contribuindo para gerar novas riquezas no País e aumentando a empregabilidade”, avalia Marcele Rocha, community manager da aceleradora corporativa Liga Ventures, em entrevista à TV Unesp.

“Iniciativas como o RP Maker são fundamentais porque atuam no primeiro estágio, que é o de curiosidade, em que levamos conteúdo aos alunos e mostramos novas opções para eles. Dali, conseguimos que alguns deles trabalhem no setor”, afirma à TV Unesp Anderson Arcênio, presidente da Sandwich Valley, iniciativa organizada de empreendedores de Bauru, do interior paulista.