Projeto da Sabesp reduz acidentes de trabalho em 85% e conquista prêmio

Programa adotado na Região Metropolitana fez cair de 13 para 2 as ocorrências e recebeu prêmio de excelência em gestão pública

ter, 17/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Nesta semana, você conhece outras iniciativas vencedores do Prêmio Mario Covas. O projeto Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho nos contratos de serviços terceirizados, implantado pela Sabesp na Região Metropolitana, conseguiu reduzir de 13 para 2 o número anual de acidentes de trabalho. A queda de 85%, rendeu à iniciativa o Prêmio Mario Covas de Excelência em Gestão Pública.

“Percebemos que tínhamos oportunidade para melhorar e aprimorar o processo de gestão. Entramos em contato com as contratadas, todos foram sensíveis as propostas e começamos a treinar os terceiros”, explica o superintendente da unidade de negócio leste da Sabesp, Márcio Gonçalves de Oliveira.

Mais de 965 empregados próprios e cerca de 1.300 terceirizados foram envolvidos no projeto, que foi adotado em abril de 2009 na Unidade de Negócios Leste, que atende à Zona Leste paulistana e mais sete cidades da Grande São Paulo. Além da diminuição nos acidentes, o programa garantiu mais qualidade nos serviços executados.

Hoje, os envolvidos no processo participam de palestras, desenvolvem jornais explicativos, implantam práticas inovadoras de gestão no dia-a-dia e premiam boas iniciativas. Segundo Gonçalves, o próximo passo é procurar oportunidade de melhorias com sugestões e propostas que venham dos próprios colaboradores.

Do Portal do Governo do Estado