Projeto da Polícia Militar de São Paulo inova atendimento de policiais periciados

Já existem 26 unidades que contam com o serviço de perícia através da telemedicina

qua, 25/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O projeto Implantação do Serviço de Pericias Médicas através de Telemedicina (Telejunta) na Policia Militar do Estado de São Paulo rendeu ao grupo o Prêmio Mario Covas na categoria inovação em gestão pública. A iniciativa facilitou o atendimento de policias periciados.

Todo profissional que precisa ser afastado por algum problema de saúde passa por uma inspeção. Antes do projeto, toda elas eram presenciais. Assim, todos policiais que lidavam com o procedimento precisavam se deslocar para a capital, o que gerava mais custos para o Estado. “Quando um homem se desloca requer gastos de viatura, gasto de gasolina, tempo, mão-de-obra de outros policiais para transportá-lo. Um cálculo por baixo de economia em um ano, se a gente avaliar o custo com combustível e o valor do homem hora, dá mais de 1 milhão de reais. Implantamos então nos locais mais distantes e mais populosos unidades de atendimento”, explica o chefe de departamento da perícia tenente-coronel Ronaldo Bonciani.

Hoje, um policial que mora em um local afastado da capital paulista, se desloca até uma das 26 unidades instaladas pelo Estado de São Paulo para ser avaliado. Da própria unidade é feito contato com o departamento de perícia. “O médico de um lado informa a situação do policial e do outro lado a junta de saúde avalia para emitir o laudo”, afirma Bonciani.

Desde que foi implantado, em junho de 2009, o projeto já atendeu 6721 policiais. Uma média de 400 atendimentos por mês. A iniciativa ainda está em implantação e o projeto é que ele seja expandido para todo o Estado e em todos os batalhões que tenham unidade de saúde.

Do Portal do Governo do Estado