Projeto Coisas Boas 2007 recebe alunos da rede pública

Alunos, guiados por orientadores educacionais, apresentam sugestões para melhorar a qualidade de vida nos municípios

seg, 07/05/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

Alunos da rede pública estadual, guiados por orientadores educacionais, contam suas experiências e olhares sobre as cidades e relatam sugestões para melhorar a qualidade de vida nos municípios. A atividade integra a 3ª edição do Projeto Coisas Boas 2007, renovado entre a Fundação Telefônica e a Secretaria de Estado da Educação no final de abril. Neste ano, a estimativa é a participação de 24 mil alunos da rede pública de ensino, provenientes de 800 escolas em 200 municípios. Serão abordados os temas cidadania, cultura, meio ambiente e saúde.

A apresentação de trabalhos, sugestões de ações na comunidade e solução de dúvidas ocorrem no ambiente da comunidade virtual do portal EducaRede, com acompanhamento pedagógico a distância. A página da Internet dispõe informações sobre diversas áreas do conhecimento – cultura, apoio à pesquisa, tecnologia e educação. Há, ainda, ambientes interativos para a troca de reflexões e de práticas educativas, entre eles fóruns, salas de bate-papo agendadas pelos usuários, galeria de arte para exposição de projetos, comunidade virtual e oficina de criação coletiva de textos.

Intercâmbio – O produto final de cada tema (cidadania, cultura, meio ambiente e saúde) será um livro virtual, que documentará as ações promovidas pelas escolas. A expectativa dos organizadores é que o projeto contribua para maior reflexão dos participantes sobre os assuntos e que desenvolvam atitudes, valores e responsabilidades no contexto social. Para a educadora Aglaé Cecília Toledo Porto Alves, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), da Secretaria da Educação, o lançamento do livro digital confirma o sucesso da iniciativa.

A ação, segundo Aglaé, transcende os muros da escola e age em favor do coletivo: “É a evidência de um trabalho colaborativo entre as escolas públicas estaduais que utilizaram o ambiente virtual para potencializarem a cultura local”. Outra novidade para este ano é o início do processo de intercâmbio com alunos e educadores de escolas argentinas que mantêm projetos semelhantes. Atualmente, os alunos de escolas e de cidades diferentes podem trocar experiências por meio do portal.

A continuidade do projeto em sua terceira edição comprova a qualidade e benefícios do “Coisas Boas” nos últimos anos, garante o presidente da Fundação Telefônica, Sérgio Mindlin. Ele disse que a troca de experiências pela Internet estimula a cidadania e o pensamento crítico dos jovens para se tornarem protagonistas e não apenas espectadores no contexto social do Brasil. Com o nome As Coisas Boas da Minha Terra, a ação começou no final de 2004 como projeto-piloto. Em 2005, abrangeu 48 mil alunos, 2,4 mil alunos monitores e 1,6 mil professores de 800 escolas estaduais de São Paulo.

No ano seguinte, o projeto passou a ser chamado Coisas Boas para Minha Terra e alcançou 1.022 educadores, 28.440 alunos e 1.442 alunos-monitores da rede. Em 2006, ambas as iniciativas foram vencedoras da terceira edição do Prêmio Mário Covas, na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

SERVIÇO

Mais informações no portal www.educarede.org.br e na

Fundação Telefônica (11) 3035-1955

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)