Projeto Circuito Cultural leva diversão às penitenciárias

Para diminuir a ansiedade em dias de visita, reeducandos terão atividades culturais

sáb, 15/01/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Para promover a integração e amenizar o clima de ansiedade que ocorre nos finais de semana por causa das visitas aos reeducandos, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria da Cultura realizaram a primeira apresentação, ainda em fase experimental, do Circuito Cultural, uma versão específica e adaptada de atividades culturais que serão realizadas nas penitenciárias paulistas.

A primeira apresentação ocorreu na manhã do dia 19 de dezembro, na Penitenciária Feminina do Butantan, quando centenas de reeducandas do regime semiaberto recebiam seus filhos, mães, companheiros e amigos.

O grupo Comida dos Astros foi o responsável pela animação. O grupo surgiu em 1998 para intervir com a comicidade na noite paulistana, tendo por diferencial e ineditismo, a aposta pelo humor paródico refinado, com o tema da culinária tipicamente brasileira. Na capela da unidade prisional, a dupla atraiu muitas crianças e seus familiares que, por cerca de uma hora, puderam aproveitar momentos de descontração, diversão e interação com as demais famílias presentes.

A ideia é implantar o projeto em épocas específicas, divididas pelas Coordenadorias da Secretaria da Administração Penitenciária, apresentando peças teatrais e outros eventos, durante as tão aguardadas visitas que ocorrerão ao longo de 2011.

Da Secretaria de Administração Penitenciária