Projeto Cati Leite será tema de palestra em Presidente Venceslau

Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau) será realizada de 25 a 27 de agosto

seg, 25/08/2008 - 10h13 | Do Portal do Governo

O Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado em Presidente Venceslau EDR/Cati/SAA) e a Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama) da Prefeitura de Presidente Venceslau convidam os agricultores da região a participar dos eventos que realizarão no estande montado na Faive – Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau, de 25 a 27 de agosto.

Na segunda, uma caminhada ecológica será realizada no Horto Florestal, com saída às 9 horas e previsão de término às 11 e, outra, entre as 14 e as 17 horas.

Na terça, os visitantes poderão conhecer o Projeto Cati Leite – Desenvolvendo São Paulo, numa palestra ministrada entre 9 e 11 horas pelos engenheiros agrônomos do EDR Presidente Venceslau, Odinir Liberati Vieira, e de Dracena, Adalberte Stivari. Entre 14 e 17 horas, em visita técnica a uma propriedade rural, poderão conhecer o projeto na prática.

O diretor do EDR, Clóvis Antonio de Alencar, diz que na região há sete produtores participantes do projeto e, até final de fevereiro de 2009, outros 11 deverão ingressar. “São selecionados dois a três produtores por município, que atuam como difusores das práticas do Cati Leite”, afirma, emendando que a seleção é feita de acordo com critérios como aptidão, interesse e qualidade do trabalho da propriedade. Implantado há oito meses, o envolvidos no projeto já demonstram avanços.

Na quarta-feira, o tema da palestra será “A cultura do eucalipto”, entre 9 e 11 horas. Também está agendada visita técnica a uma propriedade rural, das 14 às 17 horas. “A cultura do eucalipto está muito bem difundida e procurada na nossa região. Queremos criar uma espécie de poupança: o produtor plantaria uma área pequena, que no futuro possa ser utilizada para manutenção da propriedade ou mesmo comercialização do produto. O eucalipto surgiria, então, como uma nova alternativa agrícola”, explicou Alencar.

O EDR de Presidente Venceslau, composto pelos municípios de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Ribeirão dos Índios, Rosana, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio, conta com 3,4 mil hectares de área nova de eucalipto e 1,9 mil com mais de um ano. No Estado, são 190,3 mil e 771,7 mil, respectivamente.

SOBRE O CATI LEITE – Nascido como Projeto de Viabilidade Leiteira na Agricultura Familiar, em 1999 e com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Pecuária Sudeste) na ocasião, o projeto teve início nas regiões de Jales, Fernandópolis e Votuporanga.

Prevê a educação sanitária para produtores rurais, englobando ações que assegurem a qualidade dos alimentos que chegam aos consumidores. Gerando renda, o Cati Leite também ajuda na recuperação ambiental e diminuição do êxodo rural.

O Cati Leite prevê capacitação de técnicos e produtores no manejo correto dos animais e na qualidade do leite, objetivando o aumento da produção, da produtividade, a gestão da propriedade e a transferência de tecnologia. Tudo é feito devagar e de acordo com a capacidade de execução de cada um, o que resulta no desenvolvimento da atividade leiteira e viabilização da produção nas propriedades familiares.

São utilizados o pastejo rotacionado, instalação de reservatório de água para irrigação das pastagens, semeadura de inverno sobre pastagens tropicais, cana-de-açúcar como alternativa para o período seco, utilização de palma forrageira em propriedades com acesso difícil à água, instalação de cerca elétrica plástica de material reciclável, gerenciamento dos animais na propriedade, entre outras tecnologias de instalação simples e funcional. Vinte e nove dos 40 EDRs paulistas já contam com o projeto.

Cada propriedade é estudada, caso a caso, na busca de soluções viáveis, trazendo novas perspectivas e melhores resultados. Um diagnóstico da realidade é feito para a montagem de projetos estratégicos. Para adesão e obtenção de mais informações basta procurar o EDR ou Casa de Agricultura mais próxima.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(C.C.)