Projeto capacita pescadores do Litoral Sul paulista

Objetivo é capacitá-los a fazer um diagnóstico da atividade, além de propor ações e diretrizes para os planos de manejo

ter, 09/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, 9, em Cananéia, litoral sul paulista, um projeto destinado a capacitar pescadores para que possam fazer o diagnóstico da atividade, além de propor ações e diretrizes para os planos de manejo das unidades de conservação da região. O projeto, que envolve seis oficinas sob a orientação do pesquisador-convidado Jocemar Tomasino Mendonça, é patrocinado pela Petrobras e conta com o apoio do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo Mendonça, entre os objetivos do projeto estão a elaboração de um plano de manejo da área pesqueira de Cananéia, a reciclagem de pescadores e a divulgação de informações relacionadas à legislação pesqueira e conservação de recursos naturais de interesse daquela comunidade pesqueira.

O programa envolve ainda a realização de quatro assembleias da Colônia de Pescadores e o planejamento de uma estratégia de mobilização de representantes de pescadores das comunidades pesqueiras de Ararapira, Pontal do Leste, Vila Rápida, Enseada da Baleia, Maruja, Ariri, Ilha da Casca, Itapanhoapina, Retiro, Bom Bicho, Mandira, Boacica, Itapitangui, Porto Cubatão, Pinheirinho, Ponte, São Paulo Bagre, Agrossolar, Acaraú, Carijó, Rocio e Centro.

Durante as oficinas de capacitação, os pescadores obterão informações sobre mapa e zoneamento da atividade pesqueira no município com as instituições gestoras, produção pesqueira por espécie e total, produção por arte de pesca e região do município, número de pescadores por tipo de pesca em cada comunidade, perfil dos pescadores por comunidade, avaliação geral dos principais produtos pesqueiros, legislação pesqueira, dentre outras.

As oficinas envolvem também a discussão de problemas e conflitos da atividade pesqueira, sistematização de ações para a solução de conflitos, ações a serem sugeridas como diretrizes para a pesca e ações individualizadas por comunidade e recurso pesqueiro. Isto resultará na elaboração de um documento a ser apresentado à assembleia da Colônia de Pescadores.

Do Instituto de Pesca