Projeto capacita jovens e mobiliza o Estado pela juventude

Elaboração de projetos, atividades práticas e produção jornalística estão na programação

seg, 30/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Depois de percorrer todo o Estado e falar com quase mil jovens e gestores de 200 municípios paulistas, a Coordenadoria Estadual de Juventude realiza nos dias 1º e 2 de dezembro, amanhã e quarta, em São Paulo, a 15ª e última etapa do II Ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude. O projeto tem como objetivo capacitar gestores municipais de juventude na elaboração de projetos locais e sensibilizar os jovens para que sejam correspondentes regionais do portal da juventude (www.juventude.sp.gov.br).

No primeiro dia, jovens dos 39 municípios da região metropolitana, selecionados em parceria com as Coordenadorias Municipais de Juventude, participarão de oficinas de formação em comunicação. Simulando um ambiente de redação, eles farão reunião de pauta, decidirão sobre o tema do dia e serão divididos nas editorias de jornalismo, fotografia, ilustrações e histórias em quadrinhos, além de contos, crônicas e poesias.

Seguindo o espírito das redações, a pressão pelo produto final estará presente: até o final da atividade os jovens deverão produzir um fanzine – uma revista experimental – que será impresso na hora. E então receberão o diploma de “jornalistas correspondentes” do portal da juventude.

No segundo dia, será a vez dos gestores municipais de juventude receberem uma capacitação em elaboração de projetos, participarem de atividades práticas e ainda receberem uma lista inédita, criada exclusivamente para o projeto, que apresenta dezenas de possíveis fontes de recursos destinados a projetos de juventude, com subsídios e esclarecimentos de como acessá-los.

“Muitas vezes, mesmo que o prefeito esteja sensibilizado para a importância do tema, a administração municipal sofre com a falta de recursos para implementar seus projetos, principalmente numa área nova como as políticas de juventude. Assim, uma lista como essa é determinante para garantir que se multipliquem as iniciativas relacionadas à juventude em todo o estado”, afirma a Coordenadora Estadual de Juventude, Mariana Montoro.

O II Ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude, é um projeto da Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão da Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e o Instituto Sala 5.

Serviço
II Ciclo de encontros Regionais de Políticas Públicas para Juventude
Quando: 1º e 2 de dezembro, das 9h30 às 18h30
Onde: Centro Cultural Vergueiro – Piso Caio Graco – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo
Mais informações: www.juventude.sp.gov.br