Projeto Caminho Verde será apresentado na Estação Tatuapé

Com investimento de R$ 9 milhões, iniciativa inclui ciclovia e bicicletários, entre outros

ter, 14/08/2007 - 19h12 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 15, às 14h30, na estação Tatuapé do Metrô, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, apresentará o Projeto Caminho Verde para a comunidade.

Fruto de uma parceria entre a Companhia do Metrô e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o projeto prevê a urbanização, paisagismo, readequação de calçamento e a implantação de uma ciclovia na área remanescente paralela à Linha 3 – Vermelha do Metrô (entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera), junto à avenida Radial Leste, com 12,2 quilômetros de extensão.

O projeto também contempla a instalação de bicicletários nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera, possibilitando uma melhor integração entre os meios de transporte bicicleta e metrô.

O investimento para a execução do “Projeto Caminho Verde” será de R$ 9 milhões. Os recursos da Prefeitura de São Paulo serão repassados ao Metrô através deste convênio, já assinado, com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Novo projeto paisagístico

Ao longo da nova ciclovia, serão plantadas 1.564 árvores, uma a cada 7,5 metros em média. São espécies arbóreas de pequeno, médio e grande porte, além de forrações, gramíneas e arbustos.

O “Projeto Caminho Verde”, por meio do plantio e manutenção de espécies vegetais e florações diferenciadas ao longo do ano, irá permitir variações paisagísticas, criando efeitos atraentes ao longo do trecho de intervenção, além de proporcionar a redução de gás carbônico na atmosfera.

Para garantir a segurança de pedestres e ciclistas serão executadas melhorias no sistema de iluminação. Mais de 900 novos postes vão iluminar a ciclovia, que contará com rede de alimentação elétrica subterrânea.

A implantação de sinalização cicloviária horizontal e vertical garantirá o deslocamento seguro dos ciclistas. Também será realizada a readequação do calçamento existente, com a instalação de piso intertravado com revestimento colorido.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)