“Projeto Caminhar” leva saúde aos servidores da SAP

Atividades têm objetivo de despertar a importância de praticar atividades físicas e melhorar a qualidade de vida

dom, 25/11/2007 - 13h43 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Saúde do Servidor, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Polícia Militar e o Parque da Juventude, está realizando o “Projeto Caminhar”, voltado aos servidores públicos das unidades prisionais e demais departamentos da pasta, localizados no Carandiru e que compreende as penitenciárias Feminina da Capital (PFC) e Feminina de Sant’Ana (PFS); Coordenadoria de Saúde; Coordenadoria dos Estabelecimentos Prisionais da Capital e Grande São Paulo, Centro Hospitalar e funcionários da própria sede da Secretaria.

Cerca de 60 servidores se submeteram a exames antropométricos (peso, altura e percentagem de gordura) efetuados pelos policiais militares Sargento Sandoval Ferreira, Sargento Clodoaldo Mantovani e Soldado Reinaldo Bernardo – todos da Escola de Educação Física da PM. Os resultados serão encaminhados aos profissionais do Núcleo de Saúde da SAP para posterior acompanhamento dos participantes. O intuito da Coordenadoria de Saúde é estender o projeto a todas as unidades do Estado.

O projeto é dividido em várias etapas e composto por avaliação física, avaliação médica, caminhada e por uma palestra denominada “Alimentação Saudável” que foi ministrada no dia 6/11 no auditório da SAP, pela nutricionista da empresa Real Food, Andréa Leandro. Depois de completadas todas as etapas, será marcada a data da caminhada no parque da juventude. A expectativa é de que os 150 inscritos no projeto compareçam. “O fato de estarmos ao lado do Parque da Juventude facilita a implantação do projeto, pois o espaço é propício para agregarmos qualidade de vida ao nosso trabalho”, justifica a assistente social Maria José Rodrigues.

O Núcleo de Saúde do Servidor é ligado à Coordenadoria de Saúde da SAP e tem em seu quadro psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo. Sua finalidade é acompanhar os servidores penitenciários que precisam de atendimento psicossocial.

Serviço

Sede: Av. Gal. Ataliba Leonel, 656 – Carandiru

CEP: 02088-900 – São Paulo – SP

Telefones para agendar atendimento: (11) 6223-4826 / 4863

Diretora: Iracema Costa Jansson

 

Da Secretaria da Administração Penitenciária

(L.F.)