Projeto Caça Vento da Unesp integra saberes em Ilha Solteira

A iniciativa oferece educação sócio-ambiental combinada com a prática de esportes náuticos, além da transmissão de noções sobre clima

qui, 06/09/2007 - 19h12 | Do Portal do Governo

O Grupo de Manejo Racional (Manera), da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus da Unesp de Ilha Solteira, desenvolve o Projeto Caça Vento na Praia Marina do município. Coordenada pelo biólogo Marcos Chiquitelli Neto, do Departamento de Biologia e Zootecnia, a iniciativa visa a educação sócio-ambiental combinada com a prática de esportes náuticos, além da transmissão de noções sobre clima.

Chiquitelli Neto explica que o Projeto também divulga o potencial do turismo ecológico de Ilha Solteira, que possui um reservatório de aproximadamente 122 mil hectares de espelho d´água. As atividades vêm ocorrendo aos domingos, desde 28 de julho, das 9 h às 18 h. Durante os eventos, o público recebe instruções sobre o uso do vento como um instrumento ecológico para o lazer no lago, demonstração de equipamentos para mergulho autônomo e noções sobre formas de preservar a biodiversidade.

Dia 2 de setembro, a Área de Hidráulica e Irrigação da FE, coordenada pelo agrônomo Fernando Braz Tangerino Hernandez, instalou uma estação agrometeorológica completa às margens do Lago da Usina Hidrelétrica. O docente e seus alunos demonstraram como são feitas as aquisições de informações climáticas úteis à agricultura. Em tempo real, o visitante pôde saber a umidade relativa do ar, temperatura, velocidade e direção do vento, entre outras variáveis, e suas implicações nos esportes náuticos, como o efeito da velocidade e direção do vento na navegação dos barcos à vela.

Na ocasião, uma equipe de mergulhadores encontrou no fundo do lago uma quantidade de lixo que deveria ser reciclado, como pneus e latas, entre outros matérias que causam danos ao ambiente. O Projeto Caça Vento tem o apoio do Ventanias Bar e do Acqua Esportes.

SERVIÇO:

Faculdade de Engenharia

Av. Brasil, 56 – Centro

Ilha Solteira – SP

www.feis.unesp.br

MANERA – Núcleo de Manejo Racional

Área de Hidráulica e Irrigação

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

(R.A.)