Projeto Bola da Vez chega a Bauru

Educadores vão estimular a prática esportiva entre participantes do programa Escola da Família

sáb, 26/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Para incentivar a prática de esportes entre os participantes do programa Escola da Família, que desenvolve atividades nas unidades escolares aos finais de semana, as secretarias de Esporte, Lazer e Turismo (SELT) e da Educação criaram o Projeto Bola da Vez. 

O projeto transmite aos educadores universitários conhecimentos sobre várias modalidades esportivas. No domingo passado, 28, 380 educadores concluíram o curso de Orientação Técnica nas modalidades de voleibol e handebol. Cada educador responsável pelas ações esportivas em sua Escola tem o compromisso de multiplicar a ação em suas unidades escolares, junto aos bolsistas (educadores universitários). A meta é reunir, no mínimo, 30 participantes por núcleo implantado. 

A SELT doou bolas que são confeccionadas por internos do Sistema Penitenciário Paulista, integrantes do Programa Pintando a Liberdade (outro projeto desenvolvido pela SELT). Cada educador recebeu um boné e uma camiseta produzidos pelos internos. Também foi entregue um livreto com as regras das modalidades e os jalecos esportivos que serão utilizados nas Escolas. 

O projeto 

O projeto Bola da Vez foi lançado em abril de 2007 para melhorar a qualidade de vida das pessoas que frequentam e residam no entorno das Escolas Estaduais que contam com o Programa Escola da Família. 

Em 2007, participaram 39 Diretorias de Ensino da COGSP – Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo e CEI, com 326 unidades escolares envolvendo 546 educadores universitários. Foram distribuídas 3.500 bolas. Desde seu lançamento até junho deste ano, o projeto registrou 159.434 participações em 67 municípios paulistas. 

Da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo