Projeto apoiado pela Fapesp reúne orientações sobre avaliação das universidades

Iniciativa tem realização de workshop, além de lançamento de livro sobre desempenho acadêmico e comparações internacionais

sex, 03/08/2018 - 13h04 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira (8), o projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas”, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), promove a 3ª edição do workshop, no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Vale destacar que a iniciativa é realizada no âmbito do Programa Pesquisa em Políticas Públicas.

É importante frisar que o encontro dará continuidade aos debates que resultarão, até meados de 2019, em um conjunto de propostas de novas métricas de avaliação para a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Unesp.

Durante o evento, será lançado o livro “Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais”. A publicação foi organizada pelo ex-reitor da USP e responsável pelo projeto, Jacques Marcovitch, com os resultados das primeiras análises e recomendações de especialistas no tema.

Parceria

O livro tem a apresentação assinada pelos reitores das três universidades: Vahan Agopyan (USP), Marcelo Knobel (Unicamp) e Sandro Valentini (Unesp), em nome do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), instituição parceira na iniciativa.

De acordo com os representantes das instituições de Ensino Superior, a ação de reavaliar as métricas de desempenho advém da necessidade de adequar as universidades aos tempos modernos, sem tirar o foco da produção científica e da formação de recursos humanos.

“A obra expõe as bases de uma política pública inovadora no âmbito das três universidades estaduais de São Paulo”, destaca Jacques Marcovitch, na introdução da publicação.

Uma das propostas do livro é a substituição do modelo de avaliação institucional centrado em um Anuário Estatístico, acessado pelos rankings globais, pela implantação de Unidades de Inteligência, que, segundo o autor, representam unidades “capazes de monitorar, analisar e difundir, em tempo real, a performance da instituição a que pertencem, para prestar contas à sociedade e manter a contínua interface com entidades que promovem comparações internacionais”.

Métricas

A primeira parte do livro, voltada para os indicadores de desempenho e comparações internacionais, reúne seis artigos, sendo o primeiro deles do presidente da Fapesp, José Goldemberg, que analisa a importância histórica das métricas na aferição do avanço da ciência e da tecnologia, bem como a importância da escolha de indicadores que identifiquem as causas dos problemas e apontem soluções.

“A função das universidades pode não ser a mesma em todos os países”, avalia José Goldemberg, que reconhece que aferir a qualidade das universidades e classificá-las representa um exercício difícil. Ele recomenda que os indicadores de qualidade propostos captem a diversidade regional e cultural, além dos parâmetros tradicionais, como trabalhos publicados os impactos.

O lançamento do livro será às 16 horas. A programação do workshop começará às 10h30, com a participação restrita aos pesquisadores associados ao projeto. Das 13h30 às 17h30, o encontro será aberto ao público interessado, que deverá inscrever-se previamente pela internet.

O Instituto de Física Teórica da Unesp está localizado na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo – SP.

Vale ressaltar que o 4º workshop do projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas” será realizado na Unicamp em março de 2019. Já o último evento ocorrerá em junho do mesmo ano, na Fapesp, quando serão apresentadas as conclusões finais do projeto, além do lançamento do segundo livro sobre o tema.