Projeto “Alimentação Saudável” vai atender 128 escolas da rede estadual de ensino

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, SP traça perfil nutricional de 13 mil alunos

qua, 16/10/2013 - 14h22 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Secretaria da Educação vai traçar um perfil nutricional dos alunos da rede estadual. Cerca de 13 mil crianças e jovens de 128 escolas estão sendo avaliadas por professores de educação física. O peso, a altura e a medida da circunferência abdominal servirão de base para um estudo sobre os hábitos alimentares e a ocorrência da obesidade e sedentarismo nessa faixa etária.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Para isso, 500 educadores de equipes multidisciplinares foram capacitados para a ação, que busca promover hábitos saudáveis e que previnam doenças como diabetes, pressão alta e colesterol desregulado.

Cada escola participante definiu o cronograma das avaliações, que serão feitas em dois momentos. Na primeira etapa, serão computados os dados de sobrepeso e obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. Após mapear os indicadores, serão feitas orientações individualizadas sobre os hábitos que favorecem a saúde.

Seis meses depois, a avaliação será refeita. Com os dados comparativos, a Secretaria da Educação e a Sociedade Brasileira de Cardiologia vão direcionar novas ações do programa e atestar se houve melhora dos índices. O resultado também permitirá conhecer o percentual de fatores de risco detectados nas crianças e nos adolescentes.

Do Portal do Governo do Estado