Projeto Alimentação para a Saúde promove a Noite do Pijama

Evento será promovido pelo Fussesp na sexta-feira, 28, na Casa da Solidariedade I, na capital

qui, 27/03/2008 - 19h59 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 28, 280 crianças e adolescentes da Casa da Solidariedade I, mantida pelo Fundo de Solidariedade do Estado (Fussesp), participam da Noite do Pijama. Após o jantar, as crianças realizarão diversas atividades culturais. É que elas vão passar a noite na escola para garantir o jejum da manhã seguinte para a realização de uma série de exames médicos como sangue, peso e altura.

A avaliação, que inclui entrevista sobre hábitos alimentares, faz parte do projeto Alimentação para a Saúde, idealizado pela presidente do Fussesp Monica Serra que, em parceria com o Sesi, vai introduzir novo cardápio na merenda escolar da Casa da Solidariedade II com o aproveitamento integral dos alimentos (folhas, talos e cascas, que são ricos em nutrientes).

O principal objetivo é reduzir a obesidade, a desnutrição e aumentar o rendimento escolar. O Fussesp reúne importantes parceiros: Comitê Feminino da Fiesp, Sesi (nutricionistas do Programa Alimente-se Bem), ICC (Instituto Criança Cidadã), médicos e enfermeiras do Hospital Darcy Vargas e órgãos do governo.

Projeto vai comparar resultados das Casas I e II

A primeira etapa do projeto já foi implantada no mês de fevereiro na Casa da Solidariedade II, localizada no bairro do parque Dom Pedro II. Cerca de 300 crianças também fizeram avaliação médica.

A diferença é que elas recebem, diariamente, uma alimentação baseada no aproveitamento integral dos alimentos e as crianças da Casa da Solidariedade I, alimentação normal. Esta medida servirá de base para os estudos clínicos realizados nas duas unidades.

SERVIÇO

Noite do Pijama

Dia 28 de março

Horário: 19h00

 

Exames clínicos

Dia 29 de março

Horário: a partir das 7h00

Local: Casa da Solidariedade I – Rua Guaianazes, 1112 – Campos Elíseos, São Paulo

 

Do Fussesp

(I.P.)