Projeto Adoniran reúne Suzana Salles e Arthur Netrovski

Cantora e violonista se apresentam na quarta-feira, 17, no Memorial da América Latina

seg, 15/10/2007 - 11h07 | Do Portal do Governo

Suzana Salles, a convidada de outubro do Projeto Adoniran, do Memorial da América Latina, na Capital, é uma das cantoras mais antenadas e versáteis do cenário musical da MPB. O show “O lugar da canção” será no dia 17, às 20h30, com ingresso custando apenas R$ 10,00. Ela será acompanhada ao violão por Arthur Nestrovski.

Suzana Salles

O repertório, sofisticado, mistura clássicos da MPB, como “Rancho Fundo”, de Ary Barroso e Lamartine Babo, a “My ship”, de Kurt Weill e Ira Gerswhin, passando pelas composições bem boladas de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, entre outras.

Suzana Salles é cantora e compositora. Tem quatro CDs gravados: Suzana Salles (de 94, acompanhada pela banda Aquilo Del Nisso), Concerto Cabaré (de 97, onde canta canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht com orquestra sob regência de Lincoln Antonio), As Sílabas (de 2001, ao lado de Lincoln Antonio, Chico Saraiva e André Magalhães) e Caipira (de 2004, ao lado de Lenine Santos e Ivan Vilela).

Cantou e gravou com Arrigo Barnabé (Clara Crocodilo), Itamar Assumpção (Às Próprias Custas S/A) e, mais recentemente, com Tom Zé (Estudando o Pagode). Gravou também vários personagens, pelo selo infantil Palavra Cantada, sempre convidada para fazer as vozes de bichos segregados e excluídos: Pulga (2 vezes, em trabalhos diferentes), Barata e Rata.

Atualmente a cantora prepara dois novos CDs, o Caipira 2, onde retoma a parceria com Lenine Santos e Ivan Vilela com regravações de clássicos sertanejos, e outro, ainda sem título, com Lincoln Antonio e convidados, onde interpretará Paulo Vanzolini, Dante Ozzetti, José Miguel Wisnik e Arrigo Barnabé, entre outros.

Arthur Nestrovski

Arthur Nestrovski é articulista da Folha de S.Paulo, onde escreve sobre literatura e música desde 1992; e editor da PubliFolha. Autor de Ironias da Modernidade (Ática, 1996) e Notas Musicais (Publifolha, 2000), e organizador de Música Popular Brasileira Hoje (Publifolha, 2002) e Aquela Canção (Publifolha, 2005), entre outros livros, escreveu também sete obras para crianças, incluindo Histórias de Avô e Avó (Companhia das Letrinhas, 1998) e Bichos Que Existem e Bichos Que Não Existem (Cosac Naify, 2002, Prêmio Jabuti de Livro do Ano/Ficção).

Professor titular no programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC/SP de 1991 até 2005, desde 2004 voltou à atividade profissional como violonista, apresentando-se ao lado de artistas como Zé Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Orquestra Jazz Sinfônica e Quarteto de Cordas da Cidade, entre outros.

Arthur Nestrovski lançou dois discos: Jobim Violão, interpretações de partituras de obras de Tom Jobim, e Tudo o que Gira Parece a Felicidade, trilha sonora do novo espetáculo de Ivaldo Bertazzo e Inês Bogéa. Jobim Violão, da Gaia Discos em parceria com o Instituto Moreira Salles (distribuição da Tratore), traz 14 composições do maestro executadas com base nas partituras de Cancioneiro Jobim (Jobim Music/Casa da Palavra, 2002), transcrições para piano assinadas por Eumir Deodato, Claus Ogerman, Paulo Jobim e pelo próprio Tom.

Programa:

Suzana Salles e Arthur Nestrovski: O Lugar da Canção

1. Tristezas do Jeca / Angelino de Oliveira [1918]

2. Sabiá / Tom Jobim/Chico Buarque / [1968]

3. Mortal Loucura / José Miguel Wisnik sobre poema de Gregório de Matos

[2005]

4. Terra Estrangeira / José Miguel Wisnik / [2000]

5. Xote da Navegação / Dominguinhos/Chico Buarque / [1998]

6. Os Passistas / Caetano Veloso / [1997]

7. As Sílabas / Luiz Tatit / [2000]

8. A Companheira / Luiz Tatit / [1997]

9. Para Ver as Meninas / Paulinho da Viola / [1971]

10. My Ship / Kurt Weill/ Ira Gerswhin / [Lady in the Dark, 1941]

11. An Die Musik / Franz Schubert/ Franz von Schober

12. Sopro Só /Versão: Arthur Nestrovski  [1817/2005]

13. Acalanto / Dorival Caymmi / [1957]

14. No Rancho Fundo / Ary Barroso/Lamartine Babo [1930]

Do Memorial da América Latina

(I.P.)