Projeto Ademar Guerra seleciona profissionais do teatro

Para atuarem como Orientadores Artísticos junto a grupos teatrais do interior

ter, 10/02/2009 - 16h04 | Do Portal do Governo

O Projeto Ademar Guerra, de estímulo ao teatro no interior do Estado, está com inscrições abertas até 13 de fevereiro. O objetivo é selecionar e contratar profissionais para atuarem como Orientadores Artísticos junto a grupos teatrais do interior. Já para os grupos que tiverem interesse em participar do projeto em 2009, as inscrições seguem até o dia 19.

Criado em 1997, o Projeto Ademar Guerra tem como objetivo principal propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. É realizado em parceria com as prefeituras das cidades de origem dos grupos selecionados.

Ao completar 12 anos, o projeto passa por uma reformulação conceitual capitaneada pelo diretor teatral Abílio Tavares, que durante anos foi diretor do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo. Essa reformulação visa a propor aos grupos uma discussão atual sobre a relação existente entre linguagem e discurso, tanto na pesquisa quanto na montagem de espetáculos.

Ademar Guerra (1933 – 1993), que dá nome ao projeto, foi um dos grandes encenadores brasileiros, com uma produção diversificada que se estendeu também a espetáculos de dança, música e séries para televisão. Nasceu em Sorocaba e iniciou sua carreira no teatro amador em Campinas, na década de 1950. Seu trabalho era focado especialmente na busca de uma coerência entre a linguagem e o discurso de seus espetáculos e o respeito à primazia do ator na cena.

Toda a programação e informações complementares podem ser obtidas no site, http://www.assaoc.org.br/projeto-ademar

Da Secretaria da Cultura