Programas estimulam alimentação saudável para crianças

Meu Pratinho Saudável e Programa Alimentação Saudável ajudam a educar crianças em idade escolar sobre hábitos alimentares corretos

qua, 06/03/2013 - 16h51 | Do Portal do Governo

Ajudar a educar crianças em idade escolar sobre hábitos alimentares corretos é uma preocupação do Governo do Estado de São Paulo. Por meio de dois programas – Meu Pratinho Saudável e Alimentação Saudável – os alunos são orientados desde cedo a introduzir alimentos ricos em nutrientes ao seu dia a dia. A medida tem uma meta bem definida: que as crianças tenham uma vida adulta mais saudável.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Meu Pratinho Saudável é uma ação das secretarias da Saúde e da Educação voltada para crianças de seis meses a 12 anos. Em 2013, o programa deverá chegar a 130 escolas de 28 diretorias de ensino na capital e Grande São Paulo. Um dos principais conceitos da ação prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchida com verduras e legumes (crus e cozidos).

A composição do prato deve ter ainda 1/4 de alimento rico em proteínas (carne vermelha, frango, peixe, ovos), complementado com leguminosas como feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4 é reservado para carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.

O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas (iogurtes, queijos magros, leite desnatado, leite de soja sem açúcar, queijos processados reduzidos em gorduras, leite fermentado, ovo, peito de peru); um alimento rico em carboidratos, de preferência fonte de fibras (torradas, pães, biscoitos de fibras, cookies integrais, barras de cereal, cereal integral) e um alimento de origem vegetal, como uma fruta.

Programa Alimentação Saudável

Lançado em janeiro de 2013, o programa Alimentação Saudável foi implantado com o intuito de capacitar professores e merendeiras e promover uma mudança no cardápio dos estudantes. A ação vai alcançar 92 mil alunos, em 128 escolas estaduais da capital e Grande São Paulo.

“Educação e saúde precisam sempre andar juntos, pois a maioria dos problemas de saúde são resultados dos maus hábitos. Por esse motivo, esse programa fará a capacitação de professores e preparadores de merenda, para que seja possível a melhoria nutricional da merenda, diminuindo o sódio, o açúcar, além de aumentar as fibras e os produtos integrais”, explica o governador Geraldo Alckmin.

Treze mil jovens de escolas estaduais passarão por avaliação que vai aferir peso e altura e medir a circunferência abdominal. As universidades que oferecem curso de nutrição podem fazer convênios com a Secretaria da Educação para estágio supervisionado de seus estudantes nas escolas estaduais. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, crianças com obesidade recebem tratamento no Ambulatório de Obesidade.

Do Portal do Governo do Estado